• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

São João da Boa Vista decreta emergência após alta de casos de Covid e dengue; saiba o que muda


Decreto publicado na quarta-feira aumenta horário de atendimento de unidades de saúde, permite entrada em imóveis fechados e obriga o uso de máscaras por profissionais de saúde. São João da Boa Vista decreta estado de emergência após aumento de casos de Covid e dengue
A Prefeitura de São João da Boa Vista (SP) publicou um decreto declarando situação de emergência na saúde após aumento dos casos de Covid e dengue e estabelecendo algumas medidas para o enfrentamento das doenças.
Entre elas estão o ingresso forçado em imóveis fechados e o uso de máscaras pelos profissionais de saúde (leia mais abaixo o que muda).
Em uma semana o número de casos de dengue na cidade saltou de 669 para 1.058. O aumento foi de 58%. Há também, pelo menos, um caso de chikungunya.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Prefeitura de São João da Boa Vista decreta estado de emergência na saúde por conta da alta de casos de dengue e covid
Agências
Já as confirmações de Covid aumentaram 30,78% no mesmo período e subiu de 601 para 786 casos. O município registrou cinco mortes pela doença neste ano.
Este mês as unidades passaram a funcionar em horário estendido e ficar abertas até 9h para atender a demanda maior.
LEIA MAIS:
Dengue: região passa de 6,5 mil casos e tem 4 mortes; veja dados por cidade
Covid-19: região soma 23 óbitos e 11,5 mil casos em 2024; veja por cidade
O decreto, publicado na quarta-feira (13), determina algumas medidas para o combate às doenças e para o atendimento adequado da população. Veja abaixo:
dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência;
contratação de profissionais para o sistema municipal de saúde, por prazo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
ampliação da carga horária de agentes internos e de contratos administrativos vigentes;
autorização para o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, independentemente de prévia autorização dos proprietários, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público;
estabelece o uso obrigatório de máscara para profissionais da saúde, durante os atendimentos e para os pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid e seus acompanhantes. (para os demais pacientes é altamente recomendável o uso de máscara nos serviços de saúde e lugares com grande fluxo de pessoas).
Saiba diferenciar os sintomas da dengue e da Covid
Sintomas dengue x Covid
Jornal Nacional/ Reprodução
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1