• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

No Mês de Conscientização da Incontinência Urinária, pesquisa aponta que 30% dos brasileiros vivem com a condição.

no-mes-de-conscientizacao-da-incontinencia-urinaria,-pesquisa-aponta-que-30%-dos-brasileiros-vivem-com-a-condicao.


Estudo Bigfral-Ipec levanta alerta com outros números expressivos; saiba mais aqui! Bigfral
Divulgação
Uma condição que afeta a qualidade de vida de pacientes, que podem, inclusive, desenvolver depressão e ansiedade por causa dele. Trinta por cento dos brasileiros têm incontinência urinária e, dentro desse universo, 68% são mulheres. São números expressivos, reunidos em pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e encomendado pela marca Bigfral, que merecem atenção e, principalmente, promovem a conscientização. E, para conscientizar, é preciso informar. Por isso a data de 14 de março entrou para o calendário nacional como o Dia da Incontinência Urinária, instituído em 2023 pelo Congresso Nacional.
Mas, afinal, o que é incontinência urinária? É a perda involuntária da urina, independentemente da quantidade.
Ao contrário do que muita gente pensa, a condição acomete homens e mulheres em diferentes fases da vida, não só idosos. Mesmo atletas de alta performance, pelo esforço físico; gestantes – de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 40% delas têm incontinência urinária – pela compressão da bexiga devido ao crescimento uterino; mulheres na menopausa; homens quando o aumento da próstata passa a pressionar a bexiga; e pessoas com deficiência física, que têm mais dificuldade de controlar a urina.
Pesquisa Bigfral-Ipec
A Bigfral, líder em produtos para cuidado adulto, se uniu ao Ipec para avaliar os impactos da incontinência urinária no Brasil. Foram dois mil entrevistados em todo o território nacional.
Embora 30% das pessoas entrevistadas tenham dito que são acometidas pelo distúrbio, 88% dos entrevistados disseram ter algum tipo de escape de urina. Sessenta e nove por cento não sabem que a perda da urina, mesmo em pouca quantidade, já é considerada incontinência urinária.
Metade da população têm escapes por esforço, ao tossir, espirrar, rir ou pegar peso.
Qualidade de vida
O levantamento aponta o quanto o distúrbio afeta a qualidade de vida do paciente, levando, inclusive, ao isolamento. São pessoas que se sentem envergonhadas (89%), deixam de sair de casa (61%), evitam eventos sociais (42%), ir a lugares sem banheiros perto de onde ficariam (77%). Cinquenta e seis por cento dos participantes da pesquisa disseram que a condição de escape da urina impacta a feminilidade e 19% dizem evitar relações com o(a) parceiro(a).
Desconhecimento de tratamento
A incontinência urinária tem tratamento, mas 35% desconhecem. Cinquenta e um por cento dos entrevistados usam a internet como forma de se informar sobre ela.
Para ter acesso a informações a respeito do distúrbio e ao sinal de escape de urina, a recomendação é procurar um urologista, que vai orientar o melhor tratamento de acordo com o tipo de incontinência urinária.
Segurança, conforto e confiança
Três palavras que acolhem quem tem incontinência urinária. Sabendo disso, a Bigfral, parceira do dia a dia das pessoas que vivem com a condição, sejam jovens, adultos ou idosos, oferece um portfólio completo, de roupas íntimas descartáveis às fraldas para adultos, para diferentes ocasiões. O objetivo é garantir bem-estar e segurança.
O compromisso da marca é aproximar – das pessoas que a gente ama -; proteger – com as melhores opções para escape da urina –; e cuidar – para que a gente se sinta confortável e seguro.
“A Bigfral traz segurança e confiança para que pessoas com incontinência urinária possam continuar pertencendo à vida familiar, fazendo parte dos momentos importantes da vida com quem consideram especiais. Além disso, queremos levar cada vez mais informações de qualidade sobre o tema para as pessoas que vivem com a condição, incentivando-as a buscarem tratamento”, finaliza a gerente de marketing Bigfral, Jéssica Freitas.
Conheça os produtos da Bigfral aqui.
Mais conteúdos estão por vir
Acompanhe no g1 os conteúdos que vamos produzir sobre incontinência urinária. Na próxima matéria, você vai conhecer os tipos desse distúrbio, as causas e os tratamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1