• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

‘Planeta Gelado’: quais são as espécies únicas que vivem em ambientes de frios extremos, como a floresta boreal e a tundra

‘planeta-gelado’:-quais-sao-as-especies-unicas-que-vivem-em-ambientes-de-frios-extremos,-como-a-floresta-boreal-e-a-tundra


A aventura fantástico pelo “Planeta Gelado” chegou ao fim neste domingo (15) e um dos destaques do último episódio é um bicho pequeno com uma resistência impressionante: a raposa do tático. Planeta Gelado: a maratona de mais de 3 mil quilômetros da raposa do Ártico para matar a fome
A aventura fantástico pelo “Planeta Gelado” chegou ao fim neste domingo (15) e um dos destaques do último episódio é um bicho pequeno com uma resistência impressionante: a raposa do tático.
Monitorado por cientistas, ela saiu de uma ilha de Sválbard na Noruega e três semanas depois já estava na Groenlândia. Após esse percurso, ela foi parar em uma ilha no Canadá, percorrendo mais de três mil quilômetros em 76 dias.
Alguns dos cenários deslumbrantes que ela percorreu foram explorar neste episódio. Veja no vídeo acima.
Leopardo de Amur
A Floresta Boreal é bem diferente das que existem no Brasil. Coberta de neve, ela rodeia todo o círculo polar ártico, e aguenta condições extremas na Escandinávia, na Rússia e no topo da América do Norte.
Com 750 bilhões de árvores, a Floresta Boreal representa um quarto de todas das árvores do mundo. Elas ainda estocam o dobro do carbono capturado pelas florestas tropicais, desempenhando um papel crucial na regulação do clima de toda a Terra.
Um trecho isolado dessa floresta fica no extremo leste da Sibéria. Cercado por montanhas altíssimas e vales profundos.
É lá que habita um do mais raro entre os grandes felinos: o Leopardo de Amur. A caça predatória levou essa espécie à beira da extinção e hoje existem apenas 120 destes leopardos soltos na natureza. A reportagem flagrou um dos únicos filmados até hoje (veja na imagem abaixo).
Ele precisa patrulhar um território de mais de 160 quilômetros quadrados para encontrar o que comer. Nos meses mais gelados, praticamente não existem presas dando sopa.
Leopardo de Amur
Reprodução/TV Globo
Tigre siberiano
O tigre siberiano, um predador ainda maior, também percorre essa área. Menos de 500 desta espécie, que é o maior de todos os gatos selvagens, ainda vivem à solta.
Câmeras fixadas em pontos estratégicos revelaram que os dois felinos dividem o mesmo território e ainda frequentam as mesmas trilhas.
Tigre siberiano
Reprodução/TV Globo
Raposa do Ártico
Um pouco mais perto do Polo Norte, encontra-se a tundra, onde poucos animais conseguem viver.
A raposa do Ártico é uma das poucas espécies que se adaptaram a esse ambiente. Dona de uma camada ultra reforçada de pelos, ela aguenta vários dias de nevasca encolhida.
Para encontrar o que comer, a raposa do Ártico, flagrada pelas câmeras do cientistas, percorreu mais de três mil quilômetros, da Noruega até o Canadá.
Raposa do ártico
Reprodução/TV Globo
As ameaças ambientais à tundra
Com as mudanças climáticas, provocadas pela ação humana, o chão congelado por milênios, conhecido por permafrost, está cedendo.
No Canadá, milhares de toneladas de tundra despencaram em poucas semanas.
Esse colapso não afeta apenas as espécies que dependem deste lugar para viver, mas também pode acelerar ainda mais o aquecimento global com a liberação de bilhões de toneladas de gases de efeito estufa ainda armazenados no permafrost, e pode ainda trazer de volta vírus e bactérias mortais, de eras antigas.
As ameaças ambientais à tundra
Reprodução/TV Globo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.