• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Entenda por que tosar pets no calor pode ser prejudicial

entenda-por-que-tosar-pets-no-calor-pode-ser-prejudicial


Veterinária explica que nem todas as raças podem ser tosadas. Veja outras formas para refrescar os animais nos dias quentes. Casa Pet: saiba se tosar o cachorro traz alívio durante calor
Com as ondas de calor cada vez mais frequentes no país, os pets não escapam dos efeitos das altas temperaturas. Na tentativa de amenizar esse problema, é comum que tutores procurem pela tosa, mas o corte de pelos pode não ser a melhor alternativa.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
🧥 Isso porque o pelo dos animais serve como um isolante térmico, protegendo o animal das mudanças de temperatura, conforme explica a médica veterinária Letícia Mosca, de Valinhos (SP).
“A gente tem esse ímpeto de se colocar no lugar do cachorrinho, ele peludo e a gente cheio de casaco, mas o pelo é proteção térmica, ele funciona como isolante, e ele estar na altura normal vai proteger contra o calor”, explica.
Pelos funcionam como isolante térmico para os cães
Reprodução/EPTV
A médica veterinária ressalta que algumas raças nunca devem ser tosadas, em especial cães de pelo curto e raças nórdicas, como os huskies siberianos, que possuem uma camada dupla de pelo para regular a temperatura interna tanto nos locais frios de origem, como em regiões mais quentes.
“Eles têm um subpelo e o pelo de cima. A gente nunca pode ultrapassar o subpelo, pois isso pode acarretar em problemas de pele”, ressalta Letícia.
🐶 Sinais de calor
Como os pets não transpiram, o controle de temperatura acontece principalmente pelo sistema respiratório, explica a médica veterinária. As narinas, por exemplo, dissipam o calor e umedecem o ar que entra pela respiração.
Desta forma, é comum que em dias quentes os animais sejam encontrados ofegantes, deitados em locais gelados, bebendo mais água, mais quietos e em busca de locais cobertos, frescos e ventilados, sem exposição ao sol.
‘Casa Pet’: saiba o que fazer para ajudar o pet a enfrentar o calorão
Reprodução EPTV
🏜 O que fazer para amenizar o calor?
Se a tosa não é a forma mais efetiva para refrescar o pet, existem outras maneiras que podem ajudar a aliviar as altas temperaturas:
Tirar a casinha do sol;
Não deixar o cachorro amarrado ao ar livre de jeito nenhum;
Banhos frequentes, mas lembrar sempre de secar muito bem para evitar problemas de pele;
Escolher horários mais frescos para os passeios;
Manter o reservatório de água abastecido e com água fresca;
Aumentar a circulação do ar no local, com janelas e portas abertas, ventilador ou ar condicionado.
VÍDEOS: assista às reportagens do quadro ‘Casa Pet’
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1