• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Primeiros casos de Dengue são confirmados em Rio do Sul

Os primeiros casos de Dengue contraídos em Rio do Sul foram confirmados pela secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (20). Segundo a prefeitura da cidade, esses casos são considerados “autóctones”, ou seja, quando a pessoa contraiu a doença no próprio município e não em viagem.

Rio do Sul confirma os primeiros casos da doença  – Foto: Reprodução/ND

Estes são os primeiros registros de 2024 deste tipo de contaminação, após pelo menos outros 31 positivos que vieram de outras cidades, os chamados importados.

Os dados atualizados foram apresentados pela secretaria de Saúde em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira.

“Após o morador que tiver exame positivo para dengue confirmado, nós buscamos informações sobre onde ele esteve, se viajou para regiões onde há focos e contaminação do mosquito. E se isso não ocorreu, emitimos um laudo que é enviado para o Estado para validação”, comentou o diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia de Rio do Sul, James Rides da Silva.

Esses tipos de casos preocupam a prefeitura de Rio do Sul, apesar de serem poucos e isolados. Ao todo, são 122 casos suspeitos identificados neste ano, 78 foram negativos, 35 deram positivo, porém 31 são os importados, seis são os autóctones e mais um aguardam resultado. Ainda há três pacientes em monitoramento.

“É uma situação perigosa e que merece atenção. Nós ampliamos nossas equipes de monitoramento nas ruas, produzimos material de divulgação para entrega de casa em casa e estamos promovendo ações nos bairros. Mas precisamos muito da colaboração da comunidade para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressalta a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner.

Combate contra Dengue

O diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, pede a toda população que lute contra o mosquito que pode transmitir dengue e outras doenças.

“Todos podemos ajudar, limpando jardins, não deixando lixo ou entulho acumulado, potes com água, vasos de flores ou qualquer local que possa acumular mesmo que um pouco de líquido, onde o mosquito pode depositar ovos. Piscinas precisam de cuidado constante da água, assim como a cobertura de caixas d´água”, comenta.

Sintomas da doença e o que fazer

A prefeitura ainda relembra que alguns sintomas são semelhantes à Covid-19, como febre acima de 38ºC, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A forma mais aguda da doença inclui sintomas como dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Caso sinta algum desses, a secretaria de saúde recomenda que o paciente procure atendimento médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.

  • New Page 1