• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ministério da Saúde vai enviar 20 mil doses de vacina contra dengue para o Amapá


Imunizante chegaria ao Estado em 2025, mas foi antecipado após aumento no número de casos da doença. Público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante estava previsto para chegar em 2025 no Estado.
Jorge Júnior/Rede Amazônica
O Ministério da Saúde deve enviar na próxima semana ao Amapá 20 mil doses de vacina contra dengue. A oferta ocorre após pedido de autoridades do Estado, em razão do aumento no número de casos. O imunizante estava previsto para chegar em 2025.
O público atendido neste momento, de acordo com as orientações do ministério, serão crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A ministra Nísia Trindade afirmou, em reunião com o Governo do Amapá em Brasília, que iria estudar a possibilidade de antecipar o envio de doses. Nesta quarta-feira (27), o deputado federal Dorinaldo Malafaia confirmou a entrega.

A aplicação das vacinas no Brasil começou em fevereiro deste ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em um primeiro momento, a prioridade era os adolescentes que moram em cidades que correspondem 10% do total de municípios do país.
Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma.
Vacina contra dengue chega a apenas 10% das cidades no país; veja distribuição no mapa
A ideia proposta na reunião era priorizar o Amapá com as doses não adquiridas por esses 10% colocados no início da fila, afirmou a secretária estadual de saúde Silvana Vedovelli. 
“Deve haver um desmembramento das doses. Os imunizantes desses Estados que não tiveram uma cobertura total podem ser redistribuídos para o Amapá”, disse Silvana. 
Dengue no Amapá
Kit contra dengue é distribuído em farmácia de hospital do Oiapoque
Gabriel Maciel/Sesa
Até a publicação desta reportagem, três mortes foram confirmadas no Estado, sendo duas delas no extremo norte, em Oiapoque. Entre as vítimas está um indígena pertencente à etnia Galibi-Marworno. 
Oiapoque é uma das áreas que mais preocupam as autoridades. Diferentes ações estão sendo concentradas no município. A terceira morte foi confirmada na capital do Estado.
Dos 527 casos de dengue registrados no Amapá, 321 foram em Oiapoque
Amapá ocupa o 6º lugar em ranking nacional de casos de dengue em 2024
Imunizante chegaria ao Amapá em 2025.
GETTY IMAGES via BBC
A orientação, até a chegada da vacina, continua a mesma: manter a limpeza nos quintais, evitar água parada e uso de repelente.  
Dengue no AP: medidas de prevenção são intensificadas após aumento de casos
Estudantes da rede pública participam de ação em combate à dengue no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1