• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ministério da Saúde confirma doses da vacina de dengue para 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas


Anúncio da redistribuição já havia sido feito nesta quarta-feira (27), mas lista com o detalhamento das cidades saiu na quinta. Veja abaixo. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife.
AP Photo/Felipe Dana
O Ministério da Saúde indicou, nesta quinta-feira (28), que 19 dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (SP) vão receber doses da vacina contra a dengue.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A pasta já havia informado que ampliaria a cobertura após um remanejamento dos imunizantes dentro do estado de São Paulo, mas a lista de cidades foi divulgada nesta quinta-feira.
Dos 20 municípios da região, apenas Engenheiro Coelho não aparece na listagem. Veja abaixo:

O Ministério da Saúde, no entanto, não detalhou a quantidade de doses por município, mas informou que o remanejamento será realizado pelos próprios estados dentro de uma lista. A expectativa é de que a distribuição comece na próxima semana, a depender de questões logísticas.
Questionada sobre o assunto ainda na quarta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde respondeu que aguarda um documento técnico do Ministério da Saúde com todos os detalhes desse remanejamento de doses para, depois, definir o esquema logístico.
Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas informou, ainda na quarta-feira, que as doses serão direcionadas para crianças de 10 a 14 anos.
A pasta disse ainda que “aguarda envio de nota técnica do Ministério da Saúde para saber quantas doses a cidade receberá e a partir de qual momento elas ficam disponíveis para aplicação”.
A cidade decretou situação de emergência pública em saúde, por conta da dengue, em 7 de março. Desde 1º de janeiro, já registrou 30.864 casos e quatro mortes. Projeções indicam que o município deve registrar o pico da epidemia no mês de abril, ressaltou a pasta.
Distribuição de doses
Na primeira etapa de distribuição, 521 cidades foram selecionadas para aplicar o imunizante, de 16 estados e o Distrito Federal. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.
Apesar da alta de casos, a região de Campinas não foi contemplada e o prefeito Dário Saadi (Republicanos) chegou a pedir à pasta que a metrópole fosse levada em consideração nas próximas distribuições. Em São Paulo, apenas a região do Alto Tietê recebeu doses do imunizante.
Como saber se você está com dengue e se é grave
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1