• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Golpe do INSS: saiba como evitar as 5 fraudes mais comuns contra aposentados

Você já recebeu a ligação de um suposto atendente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pedindo o envio de dados bancários? Cuidado, isso é golpe! Os criminosos se passam por funcionários para conseguir informações pessoais de aposentados e cometer fraudes.

Aposentado do INSS

Aposentados são alvo de golpe por falsos atendentes do INSS – Foto: INSS/Divulgação/ND

Os golpistas entram em contato com a vítima para roubar dados sensíveis. A abordagem pode acontecer por telefone, e-mail e mensagem de texto. Eles se fingem de atendentes do INSS ou do banco responsável pelo pagamento do benefício.

Os criminosos solicitam o número do cartão de crédito e senhas. Ainda podem convencer os aposentados a contratarem falsos empréstimos consignados ou outros tipos de créditos. Para se proteger contra os golpes do INSS, conheça as cinco situações mais comuns de acordo com o Serasa.

Conheça os cinco golpes mais comuns do INSS

Golpistas do INSS abordam as vítimas pelo telefone, e-mail ou SMS

Golpistas abordam as vítimas pelo telefone, e-mail ou SMS – Foto: Reprodução/Freepik

1- Benefício bloqueado 

Um golpista se passa por atendente do INSS e liga para o aposentado, informando que o benefício será cancelado por falta de atualização dos dados cadastrais.

O falso atendente pede informações como CPF, dados bancários, número do cartão do INSS, senhas, entre outras, para resolver o problema. Esses dados permitem ao criminoso cometer fraudes em nome do segurado.

2- Agendamento de perícia médica 

O INSS exige uma perícia médica periódica aos segurados por incapacidade temporária ou continuada. Os golpistas entram em contato com a vítima e solicitam informações sensíveis, para supostamente agendar uma consulta.

3- Prova de vida online 

A prova de vida online, uma nova modalidade criada durante a pandemia, é outro fator de golpe. Os criminosos entram em contato com os aposentados e afirmam que é preciso realizar a prova de vida.

Acreditando que o golpista é atendente do INSS, o aposentado passa seus dados pessoais e bancários. Também envia uma foto atual e dos seus documentos pelo WhatsApp, o que possibilita ao infrator realizar fraudes financeiras.

4- Atrasados a receber mediante taxa 

O golpista afirma à vítima que valores atrasados do benefício estão liberados para uso, com atualização e correção de juros. Para permitir o acesso ao saldo, o suposto atendente solicita o depósito de uma taxa administrativa. O pagamento é feito pela vítima através de uma transferência ou de um falso boleto.

5- Antecipação do 13º salário e consignado 

O benefício costuma ser antecipado aos aposentados do INSS em junho. Os criminosos solicitam dados e cópias dos documentos para autorizar a operação. Também podem pedir ao aposentado o depósito de uma taxa sob pretexto de receber o adiantamento do 13°.

Com os dados da vítima, os golpistas solicitam crédito em seu nome, como o empréstimo consignado. O aposentado recebe o dinheiro na conta, mas também fica responsável pelas parcelas com juros.

A vantagem para o golpista é ganhar as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição intermediadora do empréstimo.

Dicas para se proteger dos golpes do INSS

Meu INSS na plataforma gov.br

Beneficiários são orientados a usar somente os canais oficiais do INSS para cumprir solicitações – Foto: Luis Lima Jr/ Fotoarena/ND

O Serasa também divulgou algumas dicas para os aposentados se protegerem contra os falsos atendentes:

  1. Manter os dados cadastrais e de contato atualizados através do Meu INSS, na plataforma gov.br, ou pelo telefone 135;
  2. Jamais compartilhar login e senha;
  3. Não atender solicitações de dados por telefone, e-mail ou mensagem;
  4. Não clicar em links recebidos por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. É importante lembrar que o número do SMS usado pela instituição para informar os cidadãos é 280-41;
  5. Confirmar o contato ou convocação pela página Meu INSS na plataforma gov.br;
  6. Usar somente os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, como agendar um serviço ou entregar documentos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1