• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Comissão de Inovação da FIERN realiza sua primeira reunião de 2024 no IMD

Práticas de inovação, formação de lideranças e captação de recursos financeiros para empresas em ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) foram as principais temáticas discutidas na primeira reunião de 2024 da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC/FIERN). O encontro reuniu empresários, líderes de sindicatos associados e membros de instituições do estado no Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, na manhã desta quarta-feira (27).

 

O presidente da comissão Djalma Barbosa da Cunha Júnior falou sobre captação de recursos para desenvolvimento de projetos voltados para tecnologia, que possam atender demandas da indústria. Como exemplo, citou o programa federal Nova Indústria Brasil (NIB), que disponibilizará um total de R$ 300 bilhões em quatro anos, sendo a maior parte dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

 

“Eu sou defensor de que o setor de Desenvolvimento Industrial tem que ter uma área de projetos para pensar nas demandas setoriais e, consequentemente, elaborar grandes projetos. O mais importante de tudo isso é saber quais são as demandas, a partir disso elaborar os projetos que possam culminar na participação desses editais”, disse Djalma Júnior.

Os participantes foram recebidos pelo diretor do Metrópole Parque do Instituto Metrópole Digital, Rodrigo Romão, que apresentou parte das atividades desenvolvidas no IMD, bem como as iniciativas de empreendedorismo que ocorrem na sede do Instituto, com destaque para a incubadora de empresas, que conta com 139 empresas vinculadas e abriga fisicamente 38 delas.

 

Essa é a primeira reunião de uma série de encontros itinerantes que serão realizados pela COINCITEC ao longo do ano. A próxima delas irá ocorrer no Instituto de Inovação e Energias Renováveis do SENAI-RN (ISI-ER). De acordo com o presidente da comissão, a intenção é integrar cada vez mais os setores da indústria com instituições de pesquisa do RN em prol do desenvolvimento econômico.

 

“Esse é o primeiro passo de uma reunião diferente, colaborativa para que possamos ter noção dos projetos que são desenvolvidos nesses centros”, complementou Djalma Junior.

 

O encontro contou ainda com a participação da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, que detalhou o trabalho da Unidade de Desenvolvimento Industrial na realização de novos projetos, como o Polo Boneleiro. “É através de projetos como esse que podemos fazer a inovação. Então, quero deixar o setor de desenvolvimento industrial à disposição”, comentou.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da AIPAN-RN, Carlos José; o presidente do SINDLEITE-RN, Tulio Veras; o presidente do SINDMEST-RN, Alberto Serejo; Djalma Marinho, pela CDL Natal; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; Hérika Arcoverde, diretora executiva do SINDUSCON-RN. O encontro também contou com a participação de representantes do Sebrae-RN, FAPERN, IFRN, UnP, EPTEC, FUNCERN e UERN.

 

Comissão promove visita a laboratórios

 

Após a reunião, foi realizada visita ao Laboratório de Prototipagem do IMD (ProtoLab/IMD), conduzida por seu coordenador Luiz Eduardo Cunha Leite, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN). A proposta foi mostrar as possibilidades que esse espaço oferece para instituições interessadas em serviços de prototipagem – como a criação de placas de circuito impresso, impressão 3D e usinagem mecânica.

 

A Rede Potiguar de Laboratórios de Prototipagem foi desenvolvida com participação da FIERN, Sebrae, Finep e o Laboratório de Manufatura da UFRN (Labman). O ProtoLab deverá receber investimentos para garantir sua ampliação física e de serviços, bem como aquisição de novos equipamentos e profissionais.

Os participantes puderam ainda visitar as demais dependências do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI/IMD), que compreende ainda o laboratório da Lenovo, um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado ao estudo da conexão 5G, em fase de finalização.

 

“A visita foi fundamental para mostrar a disponibilidade dos laboratórios que nós visitamos para a população industrial. É importante que os setores que acompanham essa comissão temática se façam presentes nessas reuniões para que haja uma integração com os pesquisadores e os laboratórios que possam atender demandas da indústria”, disse o presidente da COINCITEC.

 

Já Rodrigo Romão pondera que existe uma melhora na conexão entre academia e indústria, mas ainda há muito que precisa ser feito. Por isso, a ação promovida pela FIERN foi fundamental para ampliar essa relação.

 

“Embora tenha havido uma melhora nessa conexão entre a academia e a indústria, ainda existe um grande ato a ser feito. Temos um grupo de pesquisadores muito competentes do ponto de vista técnico em execuções de pesquisas, mas muitas vezes esse grupo está destoado do que o mercado local demanda. Essa conexão recalibra o ecossistema relacionado aos tipos de pesquisa que podem ser desenvolvidas para gerar impacto localmente, principalmente na indústria, que é o que queremos fomentar”, avalia o diretor do Metrópole Parque.



Texto: Líria Paz
Fotos: Thiago Araújo / ASCOM-IMD

The post Comissão de Inovação da FIERN realiza sua primeira reunião de 2024 no IMD appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1