• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chuvas rigorosas no interior impactam produção da indústria cerâmica no Rio Grande do Norte

 

A indústria da cerâmica vermelha, considerada uma das atividades econômicas mais relevantes no interior do Estado do Rio Grande do Norte, tem enfrentado dificuldades em seu processo produtivo devido às fortes chuvas que atingem diversas cidades polos produtores de cerâmica vermelha no estado, como é o caso do Vale do Açu, Parelhas e a região da Grande Natal.

 

A atividade extrativista traz benefícios e gera emprego e renda para a população das cidades em que estão instaladas.

 

“Temos enfrentado dificuldades com o inverno mais rigoroso nas regiões dos polos produtivos, gerando baixas produções por parte do nosso processo depender de um clima mais seco e quente. Isso tudo combinado com o aumento da demanda, principalmente no segmento de habitações mais populares, como Minha casa, Minha vida”, explica o presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN), Vinícius Aragão.

 

Segundo ele, trata-se de uma sazonalidade, situação comum no setor e que interfere no atendimento aos clientes.

 

 

Com as chuvas o processo de secagem e fabricação pode ser prejudicado, havendo menor produção para atender a procura por produtos, principalmente no contexto atual de alta demanda advinda de projetos sociais de habitação.

 

A indústria de cerâmica vermelha no Brasil é formada por 5.578 empresas, tem uma produção de 2.261.565.000/ano telhas no país; produz 5.896.037.000/ano; e 470.550 toneladas de outros acessórios cerâmicos. (anicer.com.br/anicer/setor/)

 

O setor é responsável por mais de 90% das alvenarias e coberturas construídas no Brasil. Gera mais de 300 mil empregos diretos e 900 mil indiretos e representa 4,8% da construção civil no Brasil.

 

O Nordeste concentra 1.003 empresas, o que representa 18,2% do total delas e responde por 21,3% da produção nacional. Os principais estados produtores de cerâmica vermelha no Nordeste são Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.

 

De acordo com os últimos dados oficiais do setor, divulgados pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) em 2021 com base nos dados do IBGE, o estado do Rio Grande do Norte concentra 159 empresas produtoras de cerâmica vermelha, localizadas em 39 municípios.

 

Para a Anicer, o setor cerâmico é de grande importância para as regiões produtoras, por gerar muitos empregos e contribuir para o desenvolvimento econômico das cidades e dos estados, e do Brasil.

 

 

Texto: Jô Lopes
Edição: Sara Vasconcelos
Imagens cedidas pela indústria cerâmica

The post Chuvas rigorosas no interior impactam produção da indústria cerâmica no Rio Grande do Norte appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1