• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Até o domingo de Páscoa (31), o litoral nordestino está sob alerta de “perigo potencial” por causa de chuvas intensas que devem começar na tarde desta sexta-feira e se estender por todo final de semana. Ao todo, 277 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte até Alagoas podem ter chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos.

Entre esta quinta e a manhã de sexta-feira, o risco de chuvas intensas que trazem perigo, é na área que abrange de Rondônia, Mato Grosso, Goiás até o oeste de Minas Gerais. São quase 500 cidades nessa região que poderão ter até 100 mm de chuva acumulada no período de 24 horas, além de fortes rajadas de vento.

A boa notícia é que as chuvas que castigaram a região Sudeste podem diminuir.

Desde a semana passada, a Defesa Civil Nacional vem atuando junto com prefeitos de cidades fluminenses e capixabas. A situação mais crítica foi em Mimoso do Sul, município do Espírito Santo, com 26 mil habitantes, e que registrou mais mortes por causa das chuvas recentes. O rio da cidade subiu quase 9 metros e casas de dois andares ficaram debaixo d’água, em poucas horas. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deve repassar cerca de R$ 750 mil para limpeza urbana e compra de combustível. A pasta informou que ainda está calculando os danos em pontes da região, tanto da zona rural quanto na área urbana.

Das chuvas no Sudeste para a Seca no Norte…

A outra boa notícia é que a estiagem severa diminuiu nos primeiros meses do ano. De acordo com o Monitor de Secas, o Norte manteve a maior intensidade do fenômeno com o registro de seca extrema em 3% da região, e de seca grave em 25% do território. Considerando a extensão da área seca, o Centro-Oeste registrou a presença do fenômeno em 90% da região. Entre os Estados, o Amazonas lidera a área total com seca de fevereiro, seguido por Pará e Mato Grosso.

Geral São Luís 28/03/2024 – 13:36 Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula Gabriel Correa – repórter da Rádio Nacional previsão de chuvas alerta de perigo Litoral nordestino quinta-feira, 28 Março, 2024 – 13:36 126:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1