• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha em SP e RJ

Durante a Semana Santa, celebrada por cristãos em todo o Brasil, apenas a sexta-feira, dia da Paixão de Cristo, é considerada feriado nacional. Para algumas cidades, estados e empresas, porém, o feriado começa a valer na quinta-feira e vai até domingo.

Confira o que estará aberto e o que fecha em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 28 e 31 de março.

Feriado de Páscoa em São Paulo

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento de emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Para quem pensa em aproveitar o feriado fazendo uma boa ação, apenas os postos de doação de sangue da Pró-Sangue Dante Pazzanese e Osasco funcionarão na sexta e no sábado das 8h às 16h. Os demais postos não irão abrir.

As unidades da Farmácia Dose Certa, o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da capital, não funcionam na sexta.

Em relação às Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), na quinta estarão fechadas as unidades FME São Caetano do Sul, FME Campinas-Unicamp, FME Heliópolis, FME São Bernardo do Campo e FME Sorocaba, as demais unidades da rede terão expediente normal. Na sexta, a unidade FME São Bernardo do Campo atenderá das 07h às 13h. As demais unidades estarão fechadas.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) também não irão abrir.

Se vai usar o tempo livre para resolver burocracias, lembre-se que os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados na sexta, mas voltam a funcionar normalmente no dia seguinte. A única exceção é em Orlândia que, por conta de feriado municipal, retorna às atividades apenas na segunda-feira (1).

Importante: para ser atendido presencialmente é obrigatório realizar agendamento prévio, solicitado sem nenhum custo pelos canais oficiais. Os canais digitais continuarão funcionando e também são uma opção.

Em nota, o Governo do estado informou que os restaurantes do Programa Bom Prato abrirão para almoço durante todo o feriado, e com direito a cardápio especial de Páscoa.

Todas as 73 unidades fixas do estado servirão peixe no almoço da Sexta-Feira Santa, feijoada no sábado e novamente cardápio especial no Domingo de Páscoa.

O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público.

Operação do transporte metropolitano em São Paulo durante a Páscoa

Vai curtir o feriado fora de casa? Fique atento, pois o transporte metropolitano terá mudanças na operação.

Na sexta-feira (29), as cinco linhas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) vão circular com intervalos iguais aos de um feriado. No sábado e no Domingo de Páscoa, os intervalos médios serão iguais aos finais de semana.

Para quem pega metrô, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô circularão com programação de feriado na sexta. No sábado e domingo a frota será equivalente à de finais de semana. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens reservas.

Feriado de Páscoa no Rio de Janeiro

Em decreto no dia 19 de março, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, definiu que na quinta-feira santa (28) será ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

As unidades de saúde com atendimento 24 horas da rede municipal de saúde seguirão abertas entre os dias 28 e 31 de março. O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará todos os dias, das 8h às 22h.

O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, abrirá normalmente no ponto facultativo de quinta-feira e no sábado. No feriado nacional de sexta, não irá funcionar. O Super Centro Carioca de Vacinação unidade Parkshopping Campo Grande funcionará segundo o horário do shopping.

As unidades de Atenção Primária — centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação – só funcionarão das 8h às 12h no ponto facultativo de e no sábado.

Transporte metropolitano do Rio durante a Páscoa

Segundo o Metrô Rio, a operação dos trens e metrô na superfície irão funcionar em esquema de feriado na sexta-feira da Paixão, das 7h às 23h. No sábado, o funcionamento é das 5h à meia-noite. No domingo de Páscoa, das 7h às 23h.

Durante os quatro dias de feriado, as transferências entre as linhas 1 e 2 acontecerão no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro.

Já nos trens da Supervia, a circulação dos trens na sexta-feira seguirá conforme a grade horária de domingos e feriados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha em SP e RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1