• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Coluna da AMPE edição de 31 de março de 2024

Ampe realiza 2º Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas

A Ampe Metropolitana comemora seus 14 anos de fundação com a realização do 2º Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas, no próximo dia 9 de abril, a partir das 13h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa. O evento marcará ainda a posse da nova diretoria da entidade.

Veja a programação:

13h – Apresentação da diretoria eleita, pronunciamentos dos deputados estaduais Mario Motta (Fórum Parlamentar de Apoio à Pequena Empresa) e Mateus Cadorin (Frente Parlamentar da Liberdade Econômica).

14h15 – Palestra “Novo limite de enquadramento do MEI e possibilidade de contratação de funcionários como geração de novos postos de trabalho”, com o deputado federal Darci de Matos, relator do projeto 108/2021.

14h45 – Palestra do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Drevek, “Desenvolvimento de parcerias público-privadas: como as parcerias entre o governo estadual e o setor privado podem beneficiar os negócios locais”.

15h15 – Painel 1 – “Pequenos Negócios, Grandes Responsabilidades: caminhos para uma gestão empresarial sustentável e ética”.

16h – Palestra “Desafios da LGPD para pequenas empresas: estratégia para evitar penalidades e proteger a reputação”.

16h30 – Painel 2 – “Explorando oportunidades estaduais de linhas de crédito em apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios”.

17h15 – Painel 3 – “Estratégias locais para o sucesso empresarial: políticas públicas e experiências”.

17h45 – Debate final. 

Assembleia Geral Ordinária elege nova diretoria da Ampe

A Ampe Metropolitana realizou Assembleia Geral Ordinária no dia 26 de abril, com prestação de contas de 2023 e eleição da nova diretoria, referente ao período 2024/2026.

Assembleia que elegeu a nova diretoria da Ampe

Veja a composição:

Ivam Michaltchuk (presidente), Piter Santana (vice-presidente), Antonio Carlos Polenti (tesoureiro), Silvio Marcolongo Filho (secretário), Cléber Acauan Pizatto (diretor comercial), Cláudio Schuster (diretor de comunicação e marketing), Rodrigo Mariano (consultor de economia e estatística), Edna Andréia Werner (diretora de empreendedorismo feminino), Ronaldo César Leal (diretor jurídico), Jairo Socoowski Anello (diretor de projetos) e Sidney de Aquino (diretor de sustentabilidade financeira).  O conselho fiscal é formado por Fábio Horn (titular), Maurício Pereira (titular) e Rodrigo M. Elias (suplente).

“Vamos continuar fortalecendo o pilar de capacitação, por meio da plataforma de EAD EducAmpe, e fazer visitas comerciais da nossa equipe aos atuais associados para apresentar as vantagens que oferecemos. Além de estarmos mais próximos de quem já faz parte da Ampe, vamos seguir na campanha por novos associados, para tornar a entidade ainda maior e mais forte”, explicou o presidente reeleito Ivam Michaltchuk. “Também envolveremos toda a diretoria nas ações com objetivo de aumentar o reconhecimento da Ampe como a entidade legítima dos grandes empresários de micro e pequenas empresas e MEIs. Outra iniciativa será buscarmos uma maior integração com as demais Ampes do estado, por meio da Fampesc”, finalizou.

Crédito a juros baixos e fundo garantidor vão beneficiar pequenos negócios

Os pequenos negócios estão no foco das discussões sobre a melhoria do ambiente de crédito e no trabalho para a redução de juros, de acordo com o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Carlito Merss, que participou nesta terça-feira (26) da 1ª Reunião Ordinária e da 1ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), em Brasília.

De acordo com ele, esse é um momento especial para as micro e pequenas empresas. “A disponibilização de crédito com juros baixos, como se aplica hoje à agricultura, por meio do Pronaf, será uma revolução. É um grande desafio, para o qual estamos reunindo diferentes instituições a fim de apoiar e ofertar essa garantia para as pequenas empresas”, comentou Merss durante a sua participação no encontro.

O Fórum também abordou temas como desburocratização, inovação tecnológica e capacitação empreendedora.Na reunião, ainda foi discutida a publicação da Medida Provisória (MP) que inclui o lançamento do Desenrola Brasil com foco na renegociação das dívidas de pequenos negócios e a criação de um fundo garantidor para estimular o financiamento do setor, que deve ser publicada nos próximos dias.

NOTAS

PARCERIA COM O SEBRAE

A Ampe Metropolitana marcou presença na assinatura do termo de parceria entre o Sebrae SC e a Prefeitura de Palhoça, na última terça-feira (26), com o objetivo de fortalecer o compromisso com a qualidade no atendimento. A entidade parabeniza a Prefeitura por receber o Troféu Ouro de Atendimento ao Empreendedor, entregue ao prefeito Eduardo Freccia pelo representante do Sebrae SC, Wilson Rodrigues. Reconhecimento merecido também com a entrega do Selo Ouro de Atendimento ao prefeito e secretário.

Reunião envolvendo a prefeitura de Palhoça e o Sebrae

VISITA TÉCNICA DE ESTUDANTES

Os alunos do curso técnico de administração da Escola Técnica Geração visitaram a Ampe no dia 25 de março. Os estudantes conheceram os princípios do associativismo e a importância da entidade para os micro e pequenos empreendedores.

Para marcar uma visita técnica à Ampe, entre em contato pelo WhatsApp: (48) 99827-1414.

Visita técnica estudantes

Senac

A Ampe Metropolitana visitou o diretor do Senac Florianópolis, José Carlos Vieira, para tratar das primeiras articulações com objetivo de formar um novo núcleo de gastronomia na entidade. Serão envolvidos os alunos e professores do Senac, além de outros associados e profissionais ligados ao segmento de alimentação.

Visita da direção da Ampe ao Senac

LGPD

A interação crítica entre os contratos empresariais e a LGPD foi o tema de uma palestra realizada nesta quinta-feira (28), na Ampe. Houve insights valiosos sobre esse assunto importantíssimo para os microempreendedores.

Palestra sobre LGPD

O post Coluna da AMPE edição de 31 de março de 2024 apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1