• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sucessão quase impossível: Arthur Lira conseguiu desagradar a direita, a esquerda e parte do centro

À medida que o mandato de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados se aproxima do fim, os bastidores de Brasília fervilham com especulações e estratégias sobre quem será seu sucessor. Fontes próximas ao cenário político, incluindo interlocutores com conhecimento direto da situação, revelam que Lira enfrenta uma encruzilhada significativa.

Lira, que tentou se posicionar como um mediador entre a esquerda e a direita, parece ter falhado em apaziguar ambos os lados. O governo Lula e o PT, segundo relatos, estão preparando uma ofensiva contra o deputado alagoano. Sem a presidência da casa, Lira perderia a imunidade parlamentar que o protege, por exemplo, de pautar o impeachment do presidente Lula.

A esquerda carrega ressentimentos contra Lira, e a direita se sente traída após ter apoiado sua reeleição. Agora, ambos os lados aguardam o momento oportuno para desafiar o que consideram ser sua arrogância. Renan Calheiros, uma figura política astuta, está à espreita, aguardando pacientemente o momento certo para avançar.

O dilema de Lira é agravado pela resistência ao nome de Elmar Nascimento (União Brasil-BA), seu candidato preferido para a sucessão. Se Lira insistir em sua candidatura, poderá enfrentar uma derrota significativa, com uma possível aliança dos demais membros do Centrão em torno de uma candidatura alternativa.

Diante desse impasse, aliados de Lira já discutem a possibilidade de um “tertius” – um terceiro nome que poderia unificar as facções e solucionar o impasse. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Doutor Luizinho (PP-RJ) são mencionados como possíveis candidatos.

A sucessão na presidência da Câmara é um jogo de xadrez político, onde cada movimento é calculado e cada aliança é precária. Lira sabe que precisa fazer o sucessor para evitar tornar-se um “fantasma” político, como aconteceu com Rodrigo Maia. A questão que permanece é: quem será o próximo a ocupar uma das cadeiras mais poderosas da política brasileira?

Júnior Melo

O post Sucessão quase impossível: Arthur Lira conseguiu desagradar a direita, a esquerda e parte do centro apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1