• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Podcast ‘A Ditadura Recontada’ traz áudios inéditos de Elio Gaspari sobre o período militar

Produção lançada às vésperas do aniversário de 60 anos do golpe militar chega ao Globoplay nesta quinta-feira (28); a produção é da rádio CBN. Com áudios inéditos que contam os bastidores do regime militar, o primeiro episódio do podcast “A Ditadura Recontada” chega ao Globoplay e outras plataformas de áudio nesta quinta-feira (28). O áudio documentário terá, ao todo, seis episódios que mergulham em mais de 300 horas de gravações históricas do acervo do jornalista Elio Gaspari, autor da “Coleção Ditadura”.
Lançado às vésperas dos 60 anos do golpe, a série revela documentos, notas e relatos íntimos de quem viveu o período antes da ruptura democrática e os 21 anos do regime. Passa por pontos cruciais para entender aquele época, como a Guerrilha do Araguaia, o AI-5, tortura e a redemocratização. A obra também retrata as divisões entre os militares, a anarquia nos quartéis, além das descobertas que levaram à ascensão e à queda da ditadura.
Com apresentação de Nadedja Calado e conarração da pesquisadora Helena Dias, o podcast Original Globoplay é uma produção da CBN.
Segundo Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN, um dos destaques é uma conversa de Ernesto Geisel, o penúltimo dos presidentes-ditadores, com seu futuro ministro do Exército, Dale Coutinho, de 50 anos atrás. A gravação confirma a execução de guerrilheiros e opositores da ditadura já capturados e rendidos. E, entre outros assuntos, os militares também falam sobre a importância do AI-5 para não perder o controle do regime.
O primeiro episódio do podcast traz o clima no país nos anos pré-golpe, com radicalismos partidários e os efeitos que levaram à deflagração do movimento golpista. Os demais episódios serão publicados semanalmente, e todos podem ser ouvidos de forma gratuita.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1