• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Reunião do Conselho de Segurança foi marcada pela emoção.

Lideranças receberam homenagem pela atuação comunitária. Entre elas, as jornalistas Sibyla Loureiro e Márcia Quartiero.

Às vésperas de completar 23 anos de fundação, de forma ininterrupta, o Conselho de Segurança da Região de Coqueiros – Conseg 31, dá mais um exemplo de união e cidadania. Na noite de segunda-feira, dia 25, durante a reunião mensal do Conselho, cerca de 30 lideranças, entre moradores, associações comunitárias e representantes de órgãos públicos, participaram do encontro e mostraram a importância do trabalho voluntário e atuação em defesa do bem comum.

Como forma de reconhecer a contribuição para o fortalecimento do Conselho nas questões de segurança e cidadania, foram homenageados 22 moradores e entidades. Entre eles, as jornalistas Sibyla Loureiro, da Folha de Coqueiros, e Márcia Quartiero, responsável pelo Blog do Abraão.

“Essa homenagem representa o reconhecimento da importância do jornalismo sério e comprometido com a comunidade, que amplia e dá voz às demandas sociais”, apontou a presidente do Conseg-31, Elaine Otto.

Na lista de homenageados, também foram reverenciados síndicos do bairro. “Quando ingressei no Conseg, entendi a importância de ser cidadão. Antes, fazia o meu trabalho dentro do condomínio, sem olhar para fora dele. Hoje, ao contrário, passei a caminhar na rua e participar da vida do bairro. Denunciar o que está errado, através dos canais oficiais, e também elogiar as demandas atendidas”, diz o síndico do Condomínio Forest Park, Thiago Steiner.

Há quatro anos à frente do condomínio, Thiago foi lembrado pela presidente Elaine Otto “como um exemplo de responsabilidade cidadã”.

Outro destaque da noite foi o síndico Luiz Frantz, que administrou durante 20 anos – de 2002 até 2022 – o Condomínio Villagio di Capri, na Praia do Meio, em Coqueiros. E foi também uma atitude cidadã que seu Luiz, hoje com 78 anos, cedeu o salão de festas do condomínio por quase duas décadas para as reuniões do Conseg.

“Gostaria de agradecer essa homenagem e dizer que foi uma grande e especial satisfação receber a comunidade no nosso condomínio”, celebra seu Luiz, que continua exercendo o cargo de Diretor Social no Conselho.

Também emocionado com a condecoração, o ex-vice-presidente do Conselho de Segurança, Airton Farias, lembrou que iniciou a sua atuação no Conseg depois de ingressar na Associação de Moradores de Coqueiros a convite da então presidente da Pró-Coqueiros, Beatriz Cardoso.

“Prestar serviço à comunidade é uma maneira de retribuir o acolhimento da comunidade desde que cheguei aqui há quase 12 anos”, diz Airton, um voluntário nato que, hoje, faz parte do Conselho de Saúde Local e ainda atua na Associação de Coqueiros.

Outros voluntários natos que não podiam ficar de fora da lista de homenageados são o empresário do ramo da alimentação, Rodrigo Kiko Bungus, Lisete Contin, Roberto Vaz e Beatriz Cardoso. Cada um a sua maneira, têm contribuído para as melhorias do bairro.

“É uma grande honra receber esse certificado de reconhecimento ao nosso trabalho. Especialmente por ter nascido em Coqueiros e, por conta dessa afinidade, sempre estou a serviço do bairro. É uma pena que muitos confundem essa dedicação a alguma pretensão política”, lamenta Kiko, como é carinhosamente chamado.

A exemplo de Kiko, a aposentada Lisete Contin também tem uma grande atuação no bairro. Principalmente depois de se aposentar da Secretaria Estadual de Saúde. Lisete ajuda as famílias da Vila Aparecida, frequenta a igreja de Coqueiros e, no último ano, faz parte do Conselho de Saúde Local e do Conselho da Habitação. “Temos que lutar para por uma saúde pública”, defendeu Lisete.

Ex-presidente da Pró-Coqueiros, Beatriz Cardoso, ao receber a homenagem fez um alerta aos presentes: “temos que dosar nossa participação comunitária”, disse, ao completar:

 “Quando a gente trabalha para a comunidade, deixamos a família e a vida da gente de lado e vive a vida do outro. Eu, por exemplo, tive que me afastar por dois anos do bairro para cuidar da saúde. Mas gosto tanto daqui, que acabei voltando”, brinca Beatriz.

Outro bom exemplo é o engenheiro Roberto Boell Vaz. Morador da Praia do Meio é conhecido no bairro pelas suas postagens nas redes sociais reclamando dos esgotos lançados na praia. “Moro há mais de 50 anos no bairro e estou sempre denunciando o serviço mal feito da Casan. O nosso sistema de esgotamento sanitário é desde 1980 e, de lá prá cá, nada foi realizado de melhorias”, reclama.

UM DESTAQUE PARA OS NÚCLEOS SETORIAIS

As condecorações também se estenderam para os integrantes do Conseg 31, com destaque para os coordenadores dos Núcleos Setoriais, grupos criados pela atual diretoria. Entre eles, o representante do Núcleo do Plano Diretor, Jorge Getúlio Vargas Freitas.

“Confesso que sou avesso a homenagens para mim, é claro. Mas se tem uma coisa que me conforta é ver esse grupo que batalha pelo bairro. Se na minha cidade de origem, Petrópolis, no Rio de Janeiro, tivessem pessoas que trabalhassem pelo coletivo, tenho certeza que ela seria bem melhor”, diz Getúlio, ao afirmar que, para isso, no entanto, a palavra de ordem é persistir diante das demandas.

O Núcleo do Meio Ambiente, coordenado pelo empresário Daniel Marques, também foi lembrado e reconhecido, principalmente, pelo projeto de balneabilidade da Praia da Saudade que, em cinco anos, melhorou o índice de balneabilidade de 7% para 985%, segundo dados do Instituto do Meio Ambiente (IMA). “A proposta é ampliar o projeto às demais praias da região: Praias do Riso, do Meio, Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão”, acentua Daniel.

E para completar a lista, a presidente do Conseg, Elaine Otto, lembrou do primeiro Núcleo criado no Conselho: o da Mobilidade Ativa. Para homenagear os representantes que estão sempre de olho no trânsito, um dos principais problemas da região de Coqueiros, chamou a professora Ana Destri e o empresário Leonardo de Paula.

“Sou conhecida como a encrenqueira de Coqueiros toda a vez que se fala em humanizar o trânsito para permitir o uso de bicicletas na via e de pedestres no passeio público”, pontua Ana, que confessa seu amor por Coqueiros: “Trouxe esse bairro para o coração”.

O mesmo carinho foi confessado por Leo de Paula na cerimônia: “Sou um cidadão coqueirense e, portanto, nos últimos anos tenho me dedicado ao exercício de colaborar com o coletivo. E uma das minhas principais bandeiras é o trânsito, que tenho acompanhado e apontado erros e soluções aos órgãos públicos”, atesta.

Já o segundo na lista dos núcleos, foi o Núcleo dos Condomínios, coordenado pela empresária Ângela Dal Molin. “Por conta de uma matéria abordando a atuação do Conseg de Coqueiros em prol da segurança da região, o nosso Conselho atravessou fronteiras e foi parar na cidade de Perdizes, em São Paulo, onde serviu de exemplo para o Conseg local”, ressaltou a presidente Elaine Otto ao homenagear Ângela Dal Molin, responsável pelo Jornal dos Condomínios.

“Fico muito grata pela reverência e pela indicação de coordenadora do Núcleo dos Condomínios. Assim, é possível levar a voz do Conseg para dentro dos condomínios como forma de combater a criminalidade e suas causas, problema que tanto preocupa quem vive em edifícios. Ajudar a desenvolver um Conselho forte e convocar condôminos para suas reuniões são atitudes construtivas para o síndico tomar na busca por mais bem-estar e segurança no condomínio e na região onde mora”, avalia Ângela.

ENTIDADES E MEMBROS DA DIRETORIA

Para encerrar as homenagens, o Conseg também acrescentou as parcerias com entidades comunitárias e privadas como é o caso da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB que, desde agosto de 2022, cede um espaço da associação para as reuniões do Conseg. Para representar o Clube, o presidente Eduardo Cardoso recebeu o certificado e agradeceu a parceria ao afirmar que “uma das missões da associação é receber a comunidade em sua sede”.

Ainda reconhecendo o trabalho conjunto de outras entidades, o Conseg também elegeu a Associação Recreativa Cultural do Bairro Abraão, na pessoa do seu presidente Delmar Corrêa. E para entregar o Certificado elegeu o também presidente da associação do bairro Capoeiras, Kauan Moraes Marsico.

Encerrando a reunião, a presidente ainda homenageou o vice-presidente do Conseg de Coqueiros, o jornalista Leonardo Contin, e também os dois integrantes do Conselho de Ética do Conseg, a advogada Paola Estrella Krueger e Humberto Viecelli, além do secretário José Vitor da Silva Filho.

“Lá do nosso bairro Bom Abrigo aprendemos o quanto é importante o voluntariado e quanto a gente ganha com as nossas ações”, avalia Paola, ao agradecer a condecoração:

“O Conseg é uma entidade que reúne todas as associações e, a partir das reuniões promovidas pelo Conselho, podemos dar voz às nossas demandas junto aos órgãos públicos. E foi o que aconteceu num dos encontros que estava presente o prefeito Topázio Neto. Ao destacar na ocasião os problemas na praia do Bom Abrigo, como da falta de manutenção dos deques, fomos atendidos em seguida pela Prefeitura de Florianópolis”, atesta Paola, que também faz parte da Associação de Moradores do Bom Abrigo.

Primeiro secretário do Conseg 31, José Vitor foi eleito em 2022 com os demais integrantes da atual diretoria. No último ano, entretanto, resolveu se dedicar integralmente ao final do curso de Direito e pediu licença do Conselho. Hoje, com data marcada para a formatura e a conquista da aprovação dos exames da OAB, Vitor, aos 67 anos celebra a nova profissão.

“Este é o espírito desta diretoria: parceria. E O Conseg 31 contribui para mais um advogado no mercado.”, resume a presidente Elaine Otto, lembrando que, por conta da licença, foi substituído pela segunda-secretária, a jornalista Sibyla Loureiro. Na foto abaixo, José Vitor recebe o Certificado das mãos da advogada Paola Krueger.

CONFIRA A LISTA DE HOMENAGEADOS

  1. Jorge Getúlio Vargas Freitas
  2. Ângela Dal Molin
  3. Daniel Moreira Marques
  4. Paola Estrella Krueger
  5. Humberto Viecelli
  6. Airton Fernandes Farias
  7. Sibyla Loureiro Goulart
  8. Márcia Quartiero
  9. Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB
  10. Lisete Contin
  11. Thiago Steiner
  12. Ana Destri
  13. Leonardo Contin da Costa
  14. Rodrigo Kiko Bungus
  15. Delmar Corrêa
  16. Eduardo Harges Mautone
  17. Roberto Boell Vaz
  18. Beatriz Kauduinski Cardoso
  19. Leonardo de Paula
  20. Paulo João Rodrigues
  21. Luiz Frantz
  22. José Vitor da Silva Filho

Fotos Paulo Capocci

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1