• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Opas manifesta preocupação com a multiplicação de casos de dengue nas Américas


Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, número de pessoas que tiveram a doença de janeiro a março de 2024 aumentou três vezes em relação ao mesmo período de 2023. A Organização Pan-Americana da Saúde afirmou estar preocupada com a multiplicação de casos de dengue no continente. Segundo Opas, esta pode ser a pior temporada da doença nas Américas.
Autoridades de saúde tentam combater a proliferação do mosquito com fumacê em Porto Rico — que é um território americano no Caribe — e decretaram estado de emergência por causa do aumento inesperado de casos de dengue. Na Argentina, a velocidade com que a doença se espalha também preocupa os médicos.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o número de pessoas que pegaram dengue de janeiro a março de 2024 aumentou três vezes em relação ao mesmo período de 2023. Em 2024, já foram registrados 3,5 milhões de casos e mais de mil mortes.
3,5 milhões de casos e mais de mil mortes foram registrados nas Américas em 2024
Jornal Nacional/Reprodução
Os casos foram registrados em 38 países e territórios dos Estados Unidos até Chile. O aumento de registros no Hemisfério Norte chamou atenção porque era inverno até semana passada. O mosquito se reproduz principalmente no verão. Por isso, a situação crítica dos casos aconteceu no Hemisfério Sul, onde o clima é mais quente nesta época do ano. Argentina, Paraguai e Brasil somaram 92% de todos os casos.
‘Alerta para o mundo’: como dengue no Brasil virou preocupação internacional
O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, o brasileiro Jarbas Barbosa, explicou que o aumento da temperatura no planeta, a maior frequência de eventos climáticos e o fenômeno El Niño criaram condições mais propícias para a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue. Mas ele destacou que condições sociais, como o rápido crescimento populacional e a falta de planejamento urbano, também podem impulsionar a propagação da doença.
O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde afirmou que está provavelmente será pior temporada de dengue já registrada nas Américas — deve ultrapassar os 4,5 milhões de casos de 2023. Ele alertou que existem quatro tipos da dengue e a circulação de dois ou mais tipos, como acontece agora, pode aumentar o risco de epidemia e de formas graves da doença.
A organização destacou que vários países fizeram pedidos por vacinas, que ajudam a reduzir os casos da dengue. Respondendo a uma pergunta do Jornal Nacional, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde disse que a vacina só vai controlar a propagação quando tiver uma ampla cobertura, o que ainda não existe.
“Então, a grande ferramenta de controle da transmissão da dengue segue sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. Seja nos domicílios das pessoas, seja nos locais públicos – como parques, comércios, praças e etc – para que se reduza a população do mosquito e com isso se reduza também a transmissão”, explica Jarbas Barbosa.
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a dengue e divulgou a relação de mais 154 municípios que vão receber doses do imunizante. A lista completa está no g1, na matéria que você pode acessar aqui. O público-alvo continua o mesmo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
LEIA TAMBÉM
Ministério da Saúde divulga novas cidades que receberão a vacina da dengue; veja lista completa
Dengue: bastam 10 minutos por semana para eliminar focos do aedes aegypti dentro de casa; veja dicas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1