• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Corte Internacional de Justiça ordena que Israel garanta entrega de comida para os palestinos na Faixa de Gaza


As ordens da mais alta instância jurídica da ONU são obrigatórias, mas difíceis de serem implementadas porque precisam ser aprovadas pelo Conselho de Segurança. Corte Internacional de Justiça ordena que Israel garanta entrega de comida para os palestinos na Faixa de Gaza
Jornal Nacional/Reprodução
A Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda, ordenou que Israel garanta a entrega de comida para os palestinos na Faixa de Gaza.
Os juízes da mais alta instância jurídica da ONU determinaram que Israel também precisa assegurar o fornecimento de produtos e serviços básicos — como água, eletricidade, remédios e cuidados médicos. Na decisão, a Corte pede a abertura de mais rotas terrestres para a entrega de ajuda e que esses caminhos fiquem abertos o tempo que for necessário.
O tribunal afirmou que os palestinos estão enfrentando condições de vida cada vez piores e que a fome está se espalhando.
A Corte Internacional de Justiça também ordenou nesta quinta-feira (28) que Israel garanta imediatamente “que seus militares não cometam atos que constituam uma violação de qualquer direito dos palestinos em Gaza, tendo em vista a convenção sobre genocídio”. O tribunal deu um mês para que Israel apresente um relatório sobre o cumprimento das ordens.
As determinações da Corte fazem parte da ação movida pela Africa do Sul, que acusa israel de genocídio, posição não referendada pela Corte. Essas determinações são difíceis de ser implementadas porque precisam ser aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Também nessa quinta-feira (28), as Forças de Defesa de Israel divulgaram imagens do interrogatório de um terrorista da Jihad Islâmica — grupo aliado do Hamas. No vídeo, o extremista confessa ter estuprado uma israelense durante os ataques do dia 7 de outubro, em 2023. O homem diz ter entrado em Israel com uma pistola e duas granadas e que, ao chegar em um kibutz, invadiu uma casa e, lá dentro, abusou de uma mulher.
O governo israelense ainda não se manifestou sobre a ordem da Corte Internacional de Justiça.
LEIA TAMBÉM
Kibutz: o que são as comunidades israelenses atacadas pelo Hamas
Palestinos da Faixa de Gaza morrem afogados tentando pegar ajuda humanitária no mar
No Brasil, Ramadã tem valor especial para um grupo de refugiados
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1