• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Professores da Ufsc em Estado de Greve a partir de 3 de abril

Professores da Universidade Federal de Santa Catarina  decidiram, em assembleia geral da Apufsc, entrar em estado de greve a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de abril.

Reivindicam reajuste salarial de 35%, por conta da defesagem e contestam a proposta do governo Lula de reposição zero.

Confira a nota divulgada pela Apufsc:

“Os professores e professoras reivindicam reajuste salarial em 2024: a categoria acumula cerca de 35% de defasagem nos salários, e a proposta do governo para este ano é de reajuste zero.

Na assembleia, que durou mais de três horas e foi realizada no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, foram aprovados outros quatro encaminhamentos: criação de comissão de mobilização; nova AGE no dia 3 de abril tendo a greve como pauta única; manifestação de apoio aos técnicos-administrativos em educação (TAEs), que estão em greve desde 11 de março; e paralisação da categoria docente no dia 3 de abril, como parte de uma ação nacional que reivindica o reajuste salarial.

O estado de greve não significa paralisação imediata dos trabalhos, portanto, os professores e professoras seguem trabalhando normalmente. O estado de greve é um alerta aprovado por uma categoria de trabalhadores, anunciando que uma greve poderá ser deflagrada.

Conforme o setor jurídico da da Apufsc-Sindical, algumas questões legais e estatutárias precisam ser seguidas: a nova AGE, com pauta exclusiva de greve, precisa ser convocada via edital pela Diretoria do sindicato; nesta assembleia do dia 3, será definida a cédula de votação eletrônica; e a votação que decidirá ou não pela greve precisa ser feita online, em um período de 72 horas a partir da nova AGE. Depois disso, sendo aprovada a greve, são necessárias mais 72 horas para que a greve inicie, de acordo com a legislação.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1