• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Mingau de Ozempic’: médicos alertam sobre bebida com aveia que promete derreter gorduras

Mais um dia e mais um desafio para quem está na internet e se depara com receitas mirabolantes para perder peso. Desta vez, o escolhido foi um “mingau de Ozempic”, que promete “derreter até 18 kg em 2 meses”.

Mingau de Ozempic não é tão milagroso assim

“Mingau de Ozempic” ganha força na internet mas médicos alertam que não existe solução milagrosa – Foto: Divulgação/Unsplash/ND

A mistura entre aveia, água e limão misturados está ganhando fama na internet.

O nome pode soar ligeiramente familiar, pois combina as palavras “aveia” e “Ozempic” tornando a palavra “Oatzempic”– o medicamento para diabetes tipo 2 que tem o efeito adicional de auxiliar os usuários na perda de peso.

O crescente interesse em torno do Ozempic e do Wegovy – um medicamento para perda de peso que contém o mesmo ingrediente ativo, a semaglutida – levou as pessoas a procurarem versões mais acessíveis ou “naturais” do tratamento.

Desde a berberina até a casca de psyllium, diversos ingredientes ou suplementos receberam o apelido de “Ozempic da natureza” nos últimos meses, embora especialistas questionem sua eficácia.

Enquanto isso, um estudo sugeriu que duas plantas caseiras muito comuns poderiam se tornar a fonte de novos medicamentos para perda de peso no estilo Ozempic.

O que é este mingau de Ozempic?

A proporção exata de aveia, água e limão varia entre os vídeos do TikTok, mas uma receita geral para a bebida é meia xícara de aveia, uma xícara de água e meio limão.

“A teoria é que a combinação de aveia e limão é um inibidor suave do apetite”, disse o Dr. Mason, nutricionista e líder de Medicina e Nutrição Baseada em Evidências da Aston University, ao jornal americano The Sun.

As pessoas que tentam o desafio afirmam que a aveia os ajuda a se sentirem saciados por mais tempo quando a tomam no café da manhã e até ajuda a reduzir os desejos.

Sem soluções milagrosas

Especialistas em saúde estão emitindo avisos cautelosos sobre a tendência recente do “Oatzempic”, uma suposta mistura de aveia que promete resultados de perda de peso rápidos e dramáticos, muitas vezes associados ao medicamento Ozempic para diabetes tipo 2.

De acordo com o Dr. Mason, nutricionista e pesquisador da General Mills, a perda de peso deve ser alcançada de forma lenta e constante, com uma média de 0,5-1 kg por semana.

Mingau de Ozempic: médico diz que não há soluções milagrosas

Médico alerta sobre o perigo das “soluções milagrosas” para emagrecer – Foto: Divulgação/Unsplash/ND

Ele alerta que o uso de aveia, especialmente a instantânea, pode afetar negativamente o controle da glicose no sangue em pessoas com diabetes.

Da mesma forma, Mellor expressou dúvidas sobre as alegações de rápida perda de peso associadas ao Oatzempic.

Ele destacou a importância de procurar orientação médica e nutricional ao tentar perder peso, enfatizando a necessidade de uma dieta equilibrada e saudável.

Enquanto a aveia é conhecida por ser um carboidrato de liberação lenta, o que pode ajudar no controle do apetite, Mellor observa que é improvável que ela produza os resultados de perda de peso rápidos propagandeados por influenciadores online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1