• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Projeto que doa toucas e perucas a pacientes em tratamento de câncer em todo o país chega ao Acre: ‘É amor’


ONG Fios Encantados já entregou 29 mil doações em todo o Brasil. Pacientes contam que se sentem acolhidos pela ação, que representa um gesto de carinho em meio ao desafio de um tratamento oncológico. Projeto já entregou mais de 29 mil doações em todo o país
Arquivo pessoal
Enfrentar problemas de saúde nunca é uma escolha e passar por um tratamento contra câncer pode ser um dos maiores desafios na vida de uma pessoa. Entretanto, sempre há alguém que escolhe tornar essa batalha um pouco menos pesada.
Leia mais
Com intervalo de 20 dias, mãe e filha são diagnosticadas com câncer e fazem tratamento juntas: ‘Fiquei sem chão’
‘Não dá para romantizar’, diz uma das mais de 60 pessoas diagnosticadas com câncer de mama no AC este ano
Câncer de próstata: AC registra 28 mortes somente este ano e coronel fala como diagnóstico precoce salvou sua vida
Esse é o propósito da Mara Pereira, que há 6 anos criou o Projeto Fios Encantados . Ela e mais 90 voluntários confeccionam toucas e perucas de personagens já conhecidos, como princesas e super-heróis, para doar à pacientes que lutam contra a doença.
“Foi idealizado por eu querer fazer um pouquinho mais, de querer levar o amor, o carinho e o respeito aos pacientes em tratamento oncológico. Por isso a gente procurou criar esse lúdico dos personagens, criar as nossas almofadas de coração, os turbantes, as toucas, enfim, para levar amor. Porque a gente percebe na hora que eles recebem, a diferença. Você pode ver que vem um sorriso e quando você fala que é presente, eles ficam mais felizes ainda”, conta.
ONG entrega doações para crianças e adultos em tratamento oncológico
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Projeto nacional
O projeto social Fios Encantados já entregou mais de 29 mil itens por todo o brasil. Agora, no Acre, o objetivo é levar sorrisos nos momentos de maiores dificuldades.
A ação não se limita somente a crianças. Os adultos também são acolhidos dentro do projeto. Um desses pacientes é a Maria José Lima, que recentemente descobriu o diagnóstico. Ela relata que no começo foi assustador, mas que se apoia na fé religiosa para passar por esse momento delicado.
Maria José Lima vê a doação de perucas e toucas como um gesto de carinho
Reprodução/Rede Amazônica Acre
“Parece que o mundo desaba, não sei nem explicar como é [ao saber o diagnóstico]. Você fica triste, acha que vai morrer, mas é só o pensamento mesmo, mas que isso tem tratamento. Minha primeira força vem de Deus, porque eu já entreguei tudo para ele”, diz.
Após o susto inicial com o diagnóstico, e junto à fé, Maria diz que se sentiu acolhida com a ação da ONG. Ela vê a doação de perucas e toucas como um gesto de carinho.
“Eu amei, ganhei coração, ganhei um lenço, ganhei touquinha, um lápis para sobrancelha. Para mim foi uma maravilha”, comenta.
Ação social
Ações como essas são bem-vindas nos hospitais, que estão sempre abertos para que projetos solidários ofereçam apoio e conforto para pacientes, como avalia o gerente administrativo do Hospital do Câncer do Acre, John Lima.
“Essa parte social é muito importante para os pacientes, porque isso inclusive tem ajudado os pacientes a ter uma melhora no seu tratamento, porque isso tem melhorado seus ânimos, ajudando-os também a receber melhor o tratamento químico que é feito aqui também. Inclusive os profissionais que também estão atuando se sentem acolhidos com esses eventos. Então, a gente incentiva que ONGs possam continuar fazendo isso”, acrescenta.
Desde o apoio emocional até a assistência prática, cada gesto reflete o cuidado e a compaixão para enfrentar esse desafio. De acordo com Mara, o amor impulsiona voluntários e profissionais a dedicarem seu tempo e energia para oferecer esperança às pessoas em tratamento contra o câncer, mostrando que juntos podem fazer a diferença.
“Eu fico pensando que estou tão longe da minha casa, mas saber que de alguma forma eu pude estar presente, tendo esse contato com os pacientes, vendo o sorriso na hora de eles receberem uma almofada, um turbante, que são coisas tão simples. Mas estar presente faz toda diferença e isso me alegra muito. Amor, amor, muito amor, porque se a gente não tiver o amor dentro de nós mesmos, se não tivermos uma energia boa, num dia bom, não é para elas colocarem a mão, porque nós estamos transmitindo o amor em cada peça. Então, o amor puro e verdadeiro do senhor Jesus, e ele nos ensinou amar uns aos outros. Então, é amor”, finaliza.
ONG doa toucas e perucas a pessoas em tratamento de câncer
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1