• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Concurso é suspenso após suspeitas de vazamento do gabarito e favorecimento de parentes de autoridades


Prefeitura de Mateiros foi recomendada a suspender o concurso lançado neste ano e publicou decreto atendendo o órgão. Banca já tinha divulgado resultado final. Concurso público, prova, alternativa, exame
Divulgação
Supostas irregularidades foram identificadas no andamento do concurso público para a Prefeitura de Mateiros, na região do Jalapão. Entre elas, o possível vazamento do gabarito, favorecimento de pessoas ligadas a autoridades e ainda irregularidades na contratação da banca. A gestão atendeu recomendação e o concurso está suspenso.
O edital da seleção, que ofertou vagas para cargos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior, foi divulgado em janeiro deste ano. As provas aconteceram no dia 3 de março e o resultado final saiu no dia 11 de abril. O g1 pediu um posicionamento da prefeitura com relação ao teor das denúncias que levaram à suspensão e aguarda resposta.
A recomendação do Ministério Público do Estado (MPTO) se baseou em denúncias de que as respostas para as provas objetivas foram vazadas para parentes e pessoas próximas de um dos secretários municipais, que inclusive também teria participado do concurso.
Também considerou que problemas com banca contratada por meio de licitação para a realização das etapas da seleção, o Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa (Icap). Em outros dois concursos da banca, foram detectados problemas parecidos e ações que levaram à suspensão tramitam nas comarcas de Wanderlândia e Araguatins.
LEIA TAMBÉM:
Concursos são suspensos após Tribunal de Contas identificar irregularidades
Nos concursos organizados pela mesma empresa em Ipueiras e São Valério, também foram suspensos, dessa vez pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por irregularidades.
Na apuração em Mateiros, o MP recebeu denúncias de que no dia da aplicação das provas objetivas, houve relatos em que pessoas próximas a autoridades da cidade afirmaram que ‘já tinham vaga garantida e que terminaram a prova em pouquíssimo tempo’.
Para o Ministério Público, se as denúncias forem comprovadas, vão invalidar o andamento do concurso público, levando à anulação.
No mesmo dia que saiu o resultado, em 11 de abril, a Prefeitura de Mateiros publicou um decreto no Diário Oficial informando a suspensão do concurso até que a apuração seja concluída. Enquanto isso, nenhum aprovado pode ser convocado para nomeação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1