• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Herói catarinense: quem é o idealizador das áreas de escape da BR-376 entre SC e PR

As áreas de escape da BR-376, entre Santa Catarina e o Paraná, já salvaram incontáveis vidas. O responsável pela ideia do dispositivo de trânsito é um caminhoneiro aposentado e joinvilense de coração.

Seu Pedro foi o idealizador das áreas de escape da BR-376, ainda nos anos 2000

Seu Pedro foi o idealizador das áreas de escape da BR-376, ainda nos anos 2000 – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Seu Pedro da Silva (93) construiu a vida fazendo viagens de Norte a Sul do Brasil. Muitos desses caminhos o levaram até a BR-376, uma serra conhecida na região que liga o estado de Santa Catarina ao Paraná.

Nos anos 2000, em mais uma dessas viagens, seu Pedro passava pelo local durante uma madrugada com um caminhão carregado com 15 mil quilos de cimento quando teve uma ideia.

“Passava ali sempre com o caminhão carregado, e ali é uma descida muito forte. E me veio um ‘clique’ na cabeça: ‘faz uma carta para o governador do Paraná e manda essa carta para dar um jeito nisso aí’”, relembra seu Pedro.

A carta feita por ele foi recebida por Jaime Lerner, governador do Paraná nos anos 2000. “Me coloquei à disposição para ver se dava um jeito. Na minha ideia, se fizesse uma estrada recoberta com areia, um desvio, já seria o suficiente”, conta.

Segundo o seu Pedro, a ideia foi bem recebida pelas autoridades da época, mas por conta da burocracia a proposta ficou na gaveta. Da mesma forma, o Palácio do Iguaçu respondeu o caminhoneiro. Ele guarda a carta com muito carinho.

Seu Pedro guarda carta recebida pelo Palácio do Iguaçu

Seu Pedro guarda carta recebida pelo Palácio do Iguaçu – Foto: Flávio Armanini/NDTV

O caminhoneiro aposentado, natural de Rio do Sul, conta que já ouviu sobre muitas mortes que aconteceram no local. O número exato de vítimas fatais da BR-376 é desconhecido, mas a serra já foi considerada uma das mais perigosas do país pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Uma dessas vítimas era o filho de seu Pedro, que morreu em um trecho da BR-376 conhecido como “Curva da Santa”, apenas um ano e oito meses após o caminhoneiro enviar a proposta da área de escape para o governo do Paraná.

“O caminhão perdeu os freios e disparou. Ali não podia descer a mais de 20 km/h, mas estava em 82 km/h o tacógrafo. Ele jogou no barranco, o mesmo que eu faria se estivesse guiando. O caminhão subiu muito alto e desceu de ponta e matou os dois. A carga de cimento veio tudo em cima deles”, recorda.

Ênio tinha apenas 42 anos na época do acidente e perdeu a vida ao lado de um grande amigo da família. A partida prematura do filho do meio deixou marcas que o tempo não foi capaz de apagar, assim como lembranças guardadas com carinho em álbuns antigos.

Ênio era o filho do meio de seu Pedro - Flávio Armanini/NDTV

1
2

Ênio era o filho do meio de seu Pedro – Flávio Armanini/NDTV

Acidente aconteceu no km 667 da BR-376 - Flávio Armanini/NDTV

2
2

Acidente aconteceu no km 667 da BR-376 – Flávio Armanini/NDTV

“É uma dor na alma muito grande. Se tivesse a área de escape, 90% de certeza de que eles tinham se salvado”, diz seu Pedro.

Instalação das áreas de escape na BR-376

Em 2011, foi implantada a primeira área de escape. É uma caixa de 1,5 m de profundidade coberta com argila, que é capaz de parar um veículo pesado em até 150 metros.

O segundo dispositivo foi instalado em 2019, no mesmo local onde o filho de seu Pedro morreu. Desde então, 972 vidas foram salvas, em 544 utilizações.

Em 2023, seu Pedro foi homenageado pela Arteris Litoral Sul

Em 2023, seu Pedro foi homenageado pela Arteris Litoral Sul – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Seu Pedro é homenageado na Câmara de Vereadores

A sessão especial que homenageou o seu Pedro da Silva e a sua ideia que ajuda a salvar vidas foi realizada nesta quarta-feira (17). Quem propôs a homenagem foi o vereador Cassiano Ucker.

Em 2023, seu Pedro também foi homenageado pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho.

Seu Pedro com o certificado da homenagem recebida pela Câmara de Vereadores de Joinville

Seu Pedro com o certificado da homenagem recebida pela Câmara de Vereadores de Joinville – Foto: Flávio Armanini/NDTV

Assista à reportagem feita pela NDTV Record Joinville:

*Com informações de Isabela Corrêa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1