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Educação indígena

Sustentar as propostas do Dia dos Povos Indígenas, comemorado hoje, para serem retomadas, a cada aurora, visando reparar injustiças de 524 anos, é uma possibilidade de combate incessante da cidadania engajada de todo o país.Já passou do tempo, contado em séculos, do apoio incessante às multiculturas, “juntas e misturadas” em mais de 300 nações, cada qual com sua língua e hábitos; jeito de ser e belezas; organizações próprias, social e comunitária.É categórico o imperativo do estabelecimento de políticas públicas, tomadas como cerne de planejamento sério, competente e solidário, visando reparar o sofrimento dos povos originários, desde a invasão dos corsários europeus.A educação é um dos itens centrais para alcançar melhor resultado o poder público, como ocorre na Bahia, referência nacional a partir do projeto de lei a fim de reestruturar a carreira da professora e do professor dos novos curumins.Diante da magnitude da iniciativa, o próprio governador Jerônimo Rodrigues levou, em mãos, à Assembleia Legislativa, a estrutura pensada para inserção no quadro do magistério público do Estado, de braços dados com as aldeias.O chefe do Executivo, tupinambá do município de Aiquara, no sul da Bahia, informou do ordenamento em cinco classes, acrescentando o avanço de docentes com titulação de licenciatura plena nos cursos de nível superior.O incentivo vai ajudar na ampliação do número de 700 educadoras e educadores, além do reforço às equipes de coordenadores pedagógicos, resultando, por tabela, em maior interesse do discente.A expectativa é a de aumentar o número de mais de 7 mil matriculados em escolas estaduais de municípios como Ibotirama, Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Banzaê, Glória, Abaré, Rodelas e Paulo Afonso.Serve, assim, a vontade de vencer dificuldades pentacentenárias, como motor contínuo da gestão do governante aiquarense, com o objetivo de amparar fração vulnerável da população, recuperando a dignidade aviltada.
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