• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vai à praia? Entenda os riscos de descartar o lixo de forma incorreta


Mais do que deixar o espaço sujo, resíduos largados na areia são prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente. Praia Limpa
Leandro de Santana/Especial
Ao vai curtir um dia de praia, qual a chance de fechar o dia sem produzir algum tipo de lixo? Não é uma tarefa simples. Quanto mais horas na areia, maior o risco de gerar resíduos – considerando que o passar do tempo também leva ao consumo. É na hora de recolher o descartável e escolher o destino que você mostra sua responsabilidade.
Descartar o lixo de forma incorreta, além de ser muito feio, traz uma série de problemas e impactos que podem ser sentidos por gerações. E quem não dá muita bola, esquece que está prejudicando o outro e a si mesmo.
Um canudinho plástico deixado na areia, por exemplo, pode ser levado ao mar e se fragmentar até virar os chamados microplásticos. Ingeridas por animais marinhos, essas pequenas partículas entram na cadeia alimentar e podem acabar no organismo humano. E esse é apenas um exemplo entre os tantos riscos do descarte incorreto.
Optar pelo certo, além de educação, comprometimento e responsabilidade, significa cuidar: cuidar da praia, de si, dos outros e do meio ambiente. Por isso, tão importante quanto recolher o lixo é levá-lo para o local correto.
No Recife, o projeto Praia Limpa promove essa conscientização ao distribuir sacolas de papel e orientar os frequentadores das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa a fazerem o descarte nas lixeiras e contêineres espalhados pela orla. Há também sete Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis, destinados a cooperativas.
É para promover essa conscientização que a iniciativa da Globo, com apoio da Prefeitura de Recife e da Klabin, volta às areias todos os anos. Em 2024, as ações ocorreram de 21 de janeiro a 7 de abril, com um pedido que vale para o ano inteiro: vamos manter as praias limpas!
Por que o descarte incorreto tá com nada?
● Além de deixar a praia suja, qualquer tipo de lixo deixado na areia pode ser levado ao mar pelo vento ou com a mudança da maré. Pode ser uma bituca de cigarro, uma sacola plástica, embalagem de salgadinho. Seja qual for o tipo de resíduo, vai ser prejudicial ao meio ambiente e ameaçar a vida marinha.
● Alguns resíduos representam riscos quando ficam nas areias, como aqueles espetinhos usados por vendedores de queijo coalho, salsichas ou carnes. Como são pontiagudos, podem machucar frequentadores, seja quem está curtindo a praia ou trabalhando no local, como os garis. O mesmo vale para garrafas.
● Ninguém gosta de chegar na praia e encontrar o local todo sujo. Então, se ao chegar você escolhe o local limpo, não faz sentido deixá-lo sujo para a próxima pessoa que quiser ocupar o espaço.
● É um erro deixar o lixo no local por achar que garis ou barraqueiros vão recolher. Fazer o descarte correto e levar até a lixeira mais próxima também é colaborar com quem está ali todos os dias para deixar o ambiente mais limpo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1