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VíDEO: Ciclistas se arriscam pegando ‘carona’ em biarticulados de Curitiba


Três pessoas morreram e 54 se feriram em acidentes em canaletas na capital ano passado. Via é exclusiva para circulação de ônibus, ambulâncias e viaturas. Imprudência de ciclistas que circulam pelas canaletas pode causar acidentes e mortes
Os flagrantes de imprudências são rotina em canaletas de Curitiba. Pedestres e ciclistas se arriscam circulando na via que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é exclusiva para ônibus do transporte coletivo, ambulâncias e viaturas das forças de segurança.
A reportagem da RPC flagrou várias cenas do desrespeito. Veja acima.
Em 2023, três pessoas morreram e 54 ficaram feridas em acidentes nas vias exclusivas, segundo a prefeitura. Os números representam uma alta de 51% em relação aos registros do ano anterior.
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O gestor de operações do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Cláudio Mariano, afirma que a alta do número de acidentes preocupa a organização.
“Acontece o acidente, o motorista é indiciado no inquérito e, muitas vezes, é condenado por um fato que não é de nossa responsabilidade. A responsabilidade é do menor, do jovem, da pessoa que está trazendo essa situação dentro da canaleta”, diz.
RPC flagra ao vivo jovens de bicicleta em via exclusiva de Curitiba
RPC Curitiba
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Os motoristas de ônibus são orientados a, ao perceber a presença dos ciclistas, parar e ligar o alerta. Porém, o sindicato denuncia que, mesmo assim, os profissionais sofrem represálias.
“De que maneira? Com pedras na mão quebrando lanternas, com o próprio guidão quebrando a lanterna dos veículos. Aí o veículo fica sem luz traseira, sem luz de freio, luz de seta. Esse é um problema sério que nós temos todos os dias.”
A Prefeitura de Curitiba diz que deve começar em maio uma campanha de conscientização para ciclistas e pedestres que andam nas canaletas. O município afirma ainda que há previsão legal para abordagem, punição, ou multa em casos do tipo, mas que falta regulamentação.
Para o diretor da Escola Pública de Trânsito, Claudio Agibert, o caminho é pela educação.
“Ainda que exista previsão legal no Código de Trânsito Brasileiro, não há como se fazer uma medida de caráter repressivo, o que efetivamente acaba advindo a necessidade de medidas de educação, de conscientização, para estimular a reflexão das pessoas.”
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