5 livros para ler antes dos 15 anos

livros para ler antes do 15 anos

Se você está prestes a completar 15 anos ou está apenas entrando na adolescência, temos uma lista especial de livros preparada especialmente para vocês. Estes são livros que capturam a essência da juventude, explorando temas universais e emocionantes que ressoam com os jovens de todas as idades.

Nesta fase da vida, a leitura pode ser uma poderosa aliada, ajudando a compreender melhor o mundo ao redor, a lidar com desafios e a descobrir quem vocês realmente são. É por isso que escolhemos cuidadosamente cada título desta lista, com o objetivo de inspirar, entreter e provocar reflexões profundas.

Entre os destaques desta lista está “A Culpa é das Estrelas”, o emocionante romance de John Green que conquistou corações em todo o mundo. Esta história tocante sobre amor, perda e a jornada da vida é uma leitura imperdível para qualquer jovem que esteja buscando por uma experiência literária que mexa com suas emoções e os faça refletir sobre o que realmente importa na vida.

1 – Eleanor & Park, Rainbow Rowel

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família.

Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

2 – O mundo de Sofia, Jostein Gaarder

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

3 – Fala sério, mãe!, Thalita Rebouças

Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, bobas, engraçadas, memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, arrumação do quarto, namorados, legumes, viagens, hora de chegar das festas… tudo é motivo para essas pelejas domésticas.

Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa. Fala sério, mãe! é uma história bem-humorada sobre o cotidiano dessas duas personagens desde a gravidez da mãe, Ângela Cristina, até os 23 anos da filha, Malu.

Nesta nova edição de Fala sério, mãe!, Thalita fala direto com os leitores para contextualizar e atualizar algumas das confusões de Malu e Ângela Cristina para os anos 2020.

4 – O diário da princesa, Meg Cabot

Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono.

Um grande romance virou filme em uma produção dos estúdios Disney, estrelado por Anne Hathaway.

5 – A culpa é das estrelas, John Green

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante ― o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos ―, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.

Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Best-seller da Veja

Leia também:

  • Os 5 livros de Rock mais vendidos na Amazon atualmente
  • 5 livros em que a mocinha se apaixona pelo vilão
  • 7 Livros de suspense que vão mexer com a sua cabeça

O post 5 livros para ler antes dos 15 anos apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.