• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia ‘D’ de prevenção à hipertensão terá programação especial na UBS Conquista, na sexta-feira, 26


Além de aferição de PA, os usuários terão acesso a orientações, testes rápidos de ISTs e emissão do cartão SUS. Profissional de saúde realiza aferição de pressão arterial de paciente (imagem ilustrativa)
Victor Vidigal/G1
Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza programação especial na UBS Conquista, em Santarém, oeste do Pará, na próxima sexta-feira.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De 08h30 às 12h, equipe multiprofissional estará realizando os atendimentos na UBS que fica localizada na avenida Olavo Bilac, s/n, bairro Conquista. Na unidade estarão disponíveis os seguintes serviços:
Consulta médica;
Consulta odontológica;
Ventosaterapia;
Educação em saúde;
Emissão de cartão SUS;
Testes rápidos de ISTs;
Aferição de Pressão Arterial (PA);
Atualização de cadastro dos pacientes;
Solicitação para Hemoglobina Glicada;
Equipe eMULTI (Consulta com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e profissional de Educação Física).
No município, os hipertensos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) recebem acompanhamento e orientação nos grupos de HiperDia, nas Unidades Básicas de Saúde. A hipertensão é uma doença que necessita de tratamento, acompanhamento médico e controle.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, as melhores formas de prevenção (contra a hipertensão) são dormir de sete a oito horas por dia, evitar estresse, obesidade, consumo de álcool acima do considerado “consumo social”, o hábito de fumar e evitar o excesso de sal.
Caso a pessoa esteja em tratamento, além de adotar as medidas restritivas na alimentação e buscar mudanças nos hábitos, como realizar a prática de exercícios físicos, também precisará de medicação específica.
A falta de tratamento da hipertensão pode acarretar consequências como: arritmias cardíacas, acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, demência, aneurisma da aorta torácica e abdominal, insuficiência cardíaca, angina do peito, infarto agudo do miocárdio, perda progressiva da visão.
Em uma pessoa que tem a pressão arterial sistematicamente igual ou superior a 14 por 9, os vasos sanguíneos vão se estreitando e levando a um grande risco de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco, entre outras situações.
Atitudes básicas como alimentação saudável, prática de atividades física e exames frequentes, podem minimizar os riscos de ter a doença.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1