• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Professores de Santa Catarina entram em greve; entenda reivindicações


Secretaria de Estado da Administração informou que dialoga com a categoria. Estado avalia os impactos da mobilização nas 58 unidades do estado. Greve no IEE, maior escola estadual de SC
Zé Maia/ CBN Floripa
Professores de escolas estaduais entraram em greve em Santa Catarina nesta terça-feira (23) para reivindicar demandas como novo concurso público, reajuste salarial e garantia da hora-atividade, informou o sindicato que representa a categoria (veja mais ao longo da reportagem).
À reportagem, a Secretaria de Estado de Educação (SED) informou que ainda avalia os impactos da mobilização nas 58 unidades do estado e a quantidade de profissionais que aderiram à paralisação.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Desde a manhã, mobilizações acontecem em diversas regiões. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) acredita que a adesão esteja em 30%.
Em Florianópolis, a mobilização acontece nos dois acessos do Instituto Estadual de Educação (IEE), a maior escola estadual de Santa Catarina, com ações de panfletagem e cartazes.
Em Criciúma, no Sul, cerca de 60 profissionais da educação se reuniram em frente ao Cedup Abilio Paulo, na Avenida Universitária, unidade que atende cerca de 2 mil estudantes. Um horário especial foi montado e todos os setores seguem funcionando com 50% da capacidade.
Em Blumenau, os profissionais da educação se reúnem na Rua XV, na região central da cidade.
Conforme o sindicato, no Colégio Celso Ramos, em Joinville, município mais populoso de Santa Catarina, apenas 30% dos professores estão em sala de aula nesta terça-feira. Também há redução de profissionais no colégio Antônia Alapaídes Cardoso dos Santos.
A Secretaria de Estado da Administração (SEA) informou que dialoga com a categoria. Em nota, a pasta destacou que, em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou um pacote de ações para valorizar os profissionais (veja nota abaixo).
Não há previsão para o fim da mobilização, segundo o sindicato.
Greve dos professores do ensino estadual de SC começou nesta terça-feira
Juan Todescatt/ NSC
Reivindicações
Veja as reinvindicações do Sinte:
Definição de data para novo concurso público;
Retirada de desconto de 14% sobre os aposentados;
Reajuste salarial;
Garantia da hora-atividade (tempo de trabalho dos professores feito em horários alternativos);
Descompactação da tabela (sem salários iguais para diferentes posições da carreira e ganhos conforme o trabalhador avança com sua formação ou tempo no serviço público);
Mais investimentos na educação e na estrutura das escolas.
Professores em greve em SC pedem novo concurso público
Juan Todescatt/ NSC TV
O que diz a SEA
Em virtude da greve dos servidores da Educação anunciada nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) informa que mantém diálogo constante com a categoria para evitar que os estudantes e as famílias catarinenses sejam prejudicados.
Ainda em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou um pacote de ações para valorizar os profissionais da Educação do Estado, no qual estão inclusos:
1. aumento do vale-alimentação;
2. O fim, de forma escalonada, da cobrança dos 14% para professores aposentados;
3. o maior concurso da história da SED, que prevê a admissão de 10 mil novos servidores efetivos e cujo edital será lançado no primeiro semestre de 2024.
Qualquer nova reivindicação será analisada pela SEA em conjunto com as secretarias da Fazenda e da Educação.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Reveja os VÍDEOS mais assistidos do g1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1