• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com aumento nos casos de dengue e doenças respiratórias, Sorocaba registra queda de 30% nas doações de sangue


Contrair a doença impossibilita temporariamente que o morador realize a doação. Há 15 dias, o número de doadores caiu aproximadamente 30%. Com isso, o Hemonúcleo de Sorocaba entrou em estado de alerta. Hemonúcleo de Sorocaba está em estado de alerta
TV TEM
O aumento no número de casos de dengue e doenças respiratórias na cidade afetou as doações de sangue. Há 15 dias, o número de doadores caiu aproximadamente 30%. Por isso, o Hemonúcleo de Sorocaba (SP) entrou em estado de alerta.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Sorocaba, Frederico Brandão, contrair a doença impossibilita temporariamente que o morador realize a doação. “Nós temos atribuído a esse quadro o que a gente está passando agora. Por isso, as pessoas que estão saudáveis, é muito importante que separem um tempinho do dia para realizar a doação de sangue”.
Quem teve dengue, precisa esperar 30 dias para doar sangue após a recuperação. Se for a hemorrágica, o prazo é estendido para seis meses. Já quem teve gripe deve esperar pelo menos um mês para doar.
Jovens a partir de 16 anos, que pesem mais de 50 quilos e que estejam bem de saúde podem doar sangue
TV TEM
LEIA TAMBÉM:
Moradores denunciam terrenos abandonados com mato alto e acúmulo de água parada
Sorocaba ultrapassa 10 mil casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2024
🆎 Doe vida
Uma doação pode salvar mais do que quatro vidas. Quem doa ajuda bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), pessoas em tratamento contra o câncer que passaram por cirurgia ou sofreram um acidente.
“Nós não temos um outro produto que substitua os componentes do sangue. Toda vez que é feita uma doação, a gente tem um concentrado de hemácias, de plaquetas, o plasma e o criopreciptado, e cada um desses componentes é dirigido para um paciente, conforme a sua necessidade. Por isso a importância da doação. A gente só pode obter isso a partir da doação voluntária”, explica Frederico Brandão.
O operador de produção Joel de Barros perdeu a mãe para a leucemia e, desde então, tornou-se doador de sangue para ajudar o próximo. “Procuro sempre vir umas duas, três vezes por ano para ajudar o pessoal. É sempre se colocar no lugar do próximo […] é sempre bom ajudar. Ajuda os outros e ajuda a ge
Joel tenta doar sangue ao menos duas vezes no ano
Reprodução/TV TEM
🅰️ Requisitos para doar sangue
Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos pais e responsáveis);
Pesar acima de 50 quilos;
Estar em boas condições de saúde;
Levar documento com foto;
Ter tido uma boa noite de sono;
Estar bem alimentado;
Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.
🅱️Intervalo entre as doações
Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;
Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.
Em Sorocaba, a Colsan funciona das 7h às 12h e está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro.
É possível fazer o agendamento da doação pela internet e facilitar o atendimento nos hemocentros. Para isso, é só acessar este link.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1