• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Novo cão farejador fará inspeções de cargas no Porto de Navegantes

Dika, uma pastor belga-malinois, é o mais novo membro da Portonave, em Navegantes. Há pouco mais de uma semana, a cachorra integra o time de cães farejadores do porto treinados pela Receita Federal do Brasil.

A cadela tem dois anos e fará companhia para o veterano Enzo, cão da mesma raça que atua há 10 anos na unidade.

Analista tributário da Receita Federal, Alessandro Quinteiro, com a K9 Dika – Foto: Portonave

Chamados de K9 (um homófono de “canino” do inglês canine), ambos são treinados para identificar substâncias ilícitas e não estão apenas limitados à Portonave, como também podem ser acionados para auxílio em outras operações da Receita no Estado.

No Brasil, cerca de 30 cães atuam pela Receita Federal, em fiscalização em portos e aeroportos. Dika e Enzo estão entre os três animais que atuam em Santa Catarina. Além dos dois cães, há somente mais um K9 treinado pela Receita Federal em Santa Catarina, no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Centro Nacional de Cães de Faro

Os cães são treinados no Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil (CNFC), localizado em Vitória, no Espírito Santo, por volta de um a dois anos.

Geralmente, cães das raças pastor alemão, pastor belga e pastor belga malinois são escolhidos. A cada 80 cães avaliados, apenas 10 são aprovados devido à criteriosidade dos treinamentos.

Demonstração do trabalho de um K9 – Foto: Portonave

Quando um material suspeito é identificado, o contêiner é separado para fiscalização da RFB, e nesse momento os cães farejadores são utilizados.

Dada a confirmação da carga conter um produto ilícito, como o tráfico ilícito de substâncias, o contrabando de armas, munições e mercadorias e a biopirataria, a Polícia Federal (PF) é acionada para investigações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1