• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Itapetininga e Itararé promovem ações de combate à tuberculose


No calendário estão atividades com busca ativa para orientações e diagnóstico da doença e oferta de exame de escarro. Confira o cronograma e os serviços oferecidos. Os principais da tuberculose são: tosse – que pode ser acompanhada de sangue -, febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna
Freepik
As prefeituras de Itapetininga (SP) e Itararé (SP) promovem, até o dia 30 de abril, ações de combate à tuberculose. No calendário estão atividades com busca ativa para orientações e diagnóstico da doença e oferta de exame de escarro.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Itapetininga
A Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2024” o ocorre de forma descentralizada, nas áreas urbana e rural. A tenda com os profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica estará montada em frente à uma Unidade de Saúde ou local de grande fluxo de pessoas, sempre das 9h às 12h.
Confira abaixo os locais:
25 de abril – UBS Bela Vista
26 de abril – ESF Gramadinho
29 de abril – ESF Tupy
30 de abril – ESF Rechã
Itararé
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, até o dia 30 de abril, uma campanha de busca ativa de casos de Tuberculose no município.
A ação tem como objetivo diagnosticar e prevenir a doença, através da identificação e investigação do sintomático respiratório, resultando num aumento de detecção de casos de tuberculose.
Com a medida, espera-se que o maior número de pessoas doentes recebam o tratamento precocemente, contribuindo para a redução do contágio e índices de mortalidade da doença.
Sintomas da doença
É preciso atenção ao tempo da tosse. Ela é o principal sintoma da tuberculose, seja seca ou com catarro. Se a pessoa estiver com uma tosse que já dura três semanas ou mais, é preciso investigar. Outros sintomas são:
Febre vespertina
Sudorese noturna
Emagrecimento
Cansaço e fadiga
Como é feito o diagnóstico
Antes dos exames, é feito o diagnóstico clínico, que avalia se o paciente tem tido tosse por mais de três semanas, febre, emagrecimento, entre outros sintomas.
As outras duas formas são:
Por imagem, com uma radiografia de tórax e pulmão
Por exames bacteriológicos, como a baciloscopia, um teste rápido molecular para tuberculose, ou a cultura para micobactéria
Tuberculose: o que é e quais são os sintomas, diagnóstico e tratamento
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1