• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Defesa Civil de Salvador volta a acionar sirentes em três comunidades da capital baiana


Codesal ainda informou que já choveu 725,2 mm, em Salvador, segundo a estação pluviométrica de Ondina, usada como referência. A média histórica da cidadse para todo o mês é de abril é 284,9mm. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) voltou a acionar as sirenes do Sistema de Alerta nesta quinta-feira (25), em três comunidades da capital baiana: Calabetão, Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Confome explicou o órgão, a medida ocorre devido ao risco de deslizamento de terra resultante do encharcamento do solo pelas chuvas que atingem a cidade. As sirenes são acionadas quando são registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas.
Na quarta-feira (24), a Codesal já havia emitido um alerta para a continuidadede chuvas moderadas a fortes, com risco de deslizamento de terra e alagamentos, em Salvador, ao longo desta semana.
A capital baiana registrou, até esta quinta-feira, 775,2 mm de chuva, sendo que a média histórica para todo o mês na cidade é de 284,9mm.
Defesa Civil de Salvador emite alerta para continuidade de chuvas na capital baiana
TV Bahia
Ainda segundo a Codesal, a previsão para esta quinta-feira em Salvador é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas a fortes, a qualquer hora do dia.
De sexta (26) até domingo (28), a previsão é de céu nublado com chuva. Nesses dias, a temperatura mínima será de 23ºC e a máxima de 30ºC.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Além disso, a Defesa Civil emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Sirenes
Seguindo o que determina o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), a Codesal havia acionado dias 7 e 8 de abril, as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 14 áreas de risco prioritárias: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.
No dia 15 deste mês, as sirenes das comunidades de Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) voltaram a ser acionadas.
Os moradores das comunidades em que as sirenes precisam ser acionadas conduzidos a uma unidade de acolhimento localizada em escola do município, onde ficam abrigadas ate a cessação do risco.
O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo alerta que “as pessoas devem ficar atentas, procurar sair de suas casas ao menor sinal de risco, buscar abrigo em locais seguros, mesmo que a intensidade da chuva se reduza, pois o solo continua bastante encharcado e é grande o risco de deslizamento”.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1