Resumo
- O TikTok pode ser banido nos EUA a menos que seja vendido a uma empresa não-chinesa, conforme lei recente sancionada pelo presidente Joe Biden.
- O governo chinês pode proibir a inclusão do algoritmo de recomendação do TikTok na venda, elemento considerado essencial para o funcionamento e atratividade da plataforma.
- Caso o algoritmo não seja parte do negócio, o comprador só teria acesso à marca, conteúdos e base de usuários, mas perderia a principal ferramenta que mantém os usuários engajados.
- A perda do mercado americano teria um grande impacto financeiro na ByteDance, empresa mãe do TikTok, que vê os EUA como seu principal mercado.
O TikTok corre o risco de ser banido dos Estados Unidos caso seu controle não passe para uma empresa não-chinesa. É o que determina a lei sancionada pelo presidente Joe Biden na última quarta-feira (dia 25/04). No entanto, a situação pode ser mais delicada do que parece, já que a legislação da China prevê que o regime de Pequim dê a palavra final sobre a entrega de algoritmos a terceiros.
Em 2020, quando os Estados Unidos tentaram banir a rede social pela primeira vez, o governo da China vetou a venda de alguns elementos do TikTok, alegando que havia exportação de produtos sensíveis. Caso uma empresa americana novamente se interesse pela rede social, o governo chinês pode impedir que o algoritmo seja incluído na negociação.
E sem o algoritmo, basicamente não há interesse pelo TikTok. É difícil encontrar uma pessoa que não elogie a precisão da recomendação de conteúdo da plataforma. Em algumas horas ou dias de uso, o TikTok vai entregar o que você gosta (ou o que você nem sabia que gostava).
O pacote do TikTok
Redes sociais dependem de anúncios para serem lucrativas, e anunciantes precisam que suas propagandas sejam visualizadas em massa. Assim, um algoritmo de recomendação que faz o usuário passar horas na plataforma é a principal engrenagem de uma rede social.
Se o governo chinês vetar a venda do algoritmo do TikTok, o comprador poderia levar apenas a marca, conteúdos e base de usuários. Seria como dar para uma criança um combo de McLanche Feliz e tirar o brinde (o brinquedinho é o que ela mais quer).
No entanto, acadêmicos e especialistas em relações exteriores entrevistados pelo jornal New York Times afirmam que a China deve impedir a venda de toda a operação do TikTok nos Estados Unidos. Não seria por interesse em espionagem (os EUA dizem que a plataforma é usada também para isso), mas por dinheiro.
Capitalismo em ação
Por mais que TikTok seja uma grande rede social, presente em praticamente em todo o mundo, perder o mercado dos Estados Unidos afetaria profundamente as finanças da ByteDance, já que se trata de seu principal mercado. O capitalismo chinês entraria em ação para evitar o negócio, assim como os EUA se mexeram quando a Samsung pediu o banimento das vendas do iPhone 4S.
Se o TikTok sem algoritmo passasse a ser utilizado nos EUA, os concorrentes poderiam ser favorecidos, de acordo com o pesquisador Alex Capri, da Universidade Nacional de Negócios de Singapura. Afinal, haveria alto risco das recomendações ficarem piores. Esse cenário seria um problema para a ByteDance, já que suas rivais pegariam seus velhos usuários e, por tabela, sua antiga receita. Capri diz que isso afetaria os planos globais da empresa.