• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Alpinistas encaram mais de 100 metros nas alturas para limpar pichações da Ponte Estaiada; VÍDEO

ONG e empresa do Brooklin promoveram limpeza da Ponte Octavio Frias de Oliveira em parceria com a prefeitura. g1 acompanhou processo e instalou câmera no capacete de um dos alpinistas contratados. Ponte Estaiada passa por limpeza feita por alpinistas; veja vídeo em POV
A Ponte Octavio Frias de Oliveira, cartão postal da Zona Sul de São Paulo e mais conhecida como Ponte Estaiada, voltou a ter sua aparência original. Isso depois de um projeto de parceria entre uma ONG, o setor privado e o poder público viabilizar a limpeza das pichações nas alturas, com a contratação de uma equipe de alpinistas (veja vídeo acima).
“É incrível! Você estar lá em cima, a mais de 100 metros de altura, é um negócio extraordinário. Muito alto, pra caramba. Com toda segurança, é claro, mas incrível”, resume Adeílson Corrêa, líder da equipe de alpinistas, sobre a sensação de fazer esse trabalho.
A iniciativa partiu da Associação de Moradores e Empresas do Brooklin (AME Brooklin), que se uniu à empresa de tecnologia green4T (cuja sede fica ao lado da Estaiada) para propor a parceria com a prefeitura. A ONG entrou com a formalização do projeto e contratação da equipe de alpinistas, a prefeitura forneceu apoio com equipes da CET, da GCM e da SP Obras, e a empresa arcou com os gastos, que ficaram em torno de R$ 50 mil.
“A parceria entre a comunidade, a iniciativa pública e o setor privado pode trazer celeridade para projetos como esse, de limpeza do patrimônio público”, afirma Roberta Cipoloni, diretora de sustentabilidade e comunicação da green4T.
Curiosamente, Roberta foi a ponte (com o perdão do trocadilho) para que a empresa se aproximasse da AME Brooklin e o projeto tomasse forma. Ela é vizinha de Marco Braga, presidente da ONG, em um condomínio também próximo à Estaiada. De uma conversa informal de corredor lamentando a aparência da ponte com as pichações que vinham surgindo, veio a fagulha para a parceria.
Segundo a executiva, o projeto foi apresentado à prefeitura em dezembro e, em março, a autorização estava emitida, e os pormenores, viabilizados.
A Ponte Octavio Frias de Oliveira tem 138 metros de altura, é sustentada por 144 cabos de aço (os estais) e foi inaugurada em maio de 2008. Em 2017, um projeto maior de limpeza, que envolveu a instalação de novo sistema de iluminação, teve custo de R$ 900 mil e também foi pago por empresas solidárias.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.

  • New Page 1