• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Indígena é morto a tiros em área sob disputa no Planalto Norte de SC

Um jovem indígena foi morto a tiros em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, na madrugada deste sábado (27). O crime ocorreu próximo à divisa com José Boiteux, em uma área sob disputa.

Indígena tinha 26 anos

Jovem foi morto a tiros – Foto: Internet/Reprodução/ND

O rapaz foi identificado como Ariel Paliano, de acordo com o cacique presidente,  Setembrino Camlem. A vítima estava às margens de uma estrada.

Setembrino afirmou que está em uma viagem para Brasília para participar de atividades do Abril Indígena e a mãe do jovem assassinado, que também está na delegação, soube da notícia durante a o deslocamento.

Conforme Setembrino, o indígena, que pertence à etnia Xokleng, é vice-cacique na retomada das terras que estão sob disputa, na comunidade de Bonsucesso. A família de Ariel teria sofrido outros dois atentados nas últimas semanas, mas sem vítimas.

Terra indígena está sob contestação no STF

Uma fonte ligada à comunidade e ouvida pelo portal ND Mais afirmou que a área onde a família de Ariel vive possui uma portaria que a reconhece como terra indígena, mas há uma contestação que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a decisão.

“Ela [família] veio sendo alvejada com tiros durante alguns finais de semana, há mais ou menos um mês. Já tiveram outros momentos que tiveram conflitos ali, mas nunca com morte”, afirma a fonte. De acordo com ela, o corpo do jovem indígena foi queimado.

A reportagem do portal ND Mais procurou a Polícia Federal que afirmou ter enviado uma equipe ao local do crime e que irá investigar o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

 

 
 
  • New Page 1