• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Diocese inicia as comemorações do centenário de instalação de duas igrejas do Oeste Paulista


Missas são realizadas, neste domingo (28), em Presidente Prudente e Santo Anastácio (SP). Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente (SP)
Pascom
A Diocese de Presidente Prudente (SP) inicia, neste domingo (28), as comemorações dos 100 anos de instalação da Catedral São Sebastião, no Centro da maior cidade do Oeste Paulista, e da Paróquia Santo Anastácio, em Santo Anastácio (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Nos dois municípios, haverá a realização de uma “Santa Missa Solene”, presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.
Início
Segundo a Diocese de Presidente Prudente, em 29 de abril de 1925, observando o aumento constante da população no Oeste Paulista e diante da dificuldade dos fiéis em frequentar as igrejas matrizes, para receber os sacramentos católicos, devido à falta de meios de transporte, o bispo da Arquidiocese de Botucatu (SP), Dom Carlos Duarte Costa, assinou o decreto de criação das duas primeiras paróquias da região: Paróquia São Sebastião e Paróquia Santo Anastácio.
Até aquele momento, o Oeste Paulista fazia parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do município de Conceição do Monte Alegre, que atualmente é um distrito de Paraguaçu Paulista (SP), e pertencia à Arquidiocese de Botucatu.
Presidente Prudente
A Paróquia São Sebastião foi criada quando a maior cidade do Oeste Paulista tinha sete anos de fundação. Conforme a Diocese, no dia 11 de maio daquele ano, o bispo “ deu provisão ao primeiro vigário da Paróquia, padre José Maria Martinez Sarrion, que recebeu o cargo de pároco e depois foi empossado no dia 24 de maio de 1925”.
“José Sarrion foi uma das personalidades que marcou o catolicismo em Presidente Prudente. De origem espanhola, o sacerdote desembarcou na cidade de trem, onde foi recebido pela comunidade católica. Durante o período, o padre foi responsável pela fundação do Asilo Vicentino São Rafael e cooperou para a idealização da Santa Casa”, afirmou a Diocese de Presidente Prudente.
Com a chegada do sacerdote, foi construída a Igreja Matriz de Presidente Prudente, onde atualmente fica o Salão Paroquial, ao lado da Catedral.
Igreja Matriz de Presidente Prudente (SP), construída na década de 1930
Pascom Diocesana
“Conhecido por ser sagaz e empreendedor, deu prioridade à construção de uma outra Igreja Paroquial, que fosse digna de Deus e do povo prudentino, com a possibilidade do município, em breve, tornar-se sede Diocesana e, aquela Igreja, deveria ser a sua Catedral”, relatou a Diocese.
Em agosto de 1936, a base fundamental para a construção da atual Catedral São Sebastião foi colocada, com uma missa celebrada pelo bispo diocesano. A igreja foi inaugurada menos de sete anos depois, em 25 de janeiro de 1942.
Já em 1960 ocorre a criação e instalação da Diocese de Presidente Prudente e a nomeação de seu primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira. A Paróquia São Sebastião foi escolhida para ser a sede do bispo e da diocese, passando a ter o título de catedral.
Conforme a Diocese, mais de 30 padres, entre religiosos e diocesanos, já administraram o local ao longo dos anos.
Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP), na década de 1950
Pascom Diocesana
Santo Anastácio
De acordo com a Diocese de Presidente Prudente, a criação da paróquia em Santo Anastácio aconteceu no dia 29 de abril de 1925 e, anteriormente, as orações e celebrações ocorriam nas casas das famílias e em capelas de madeira.
Em 6 de maio daquele ano, o padre português Antônio Joaquim José Pereira foi nomeado o primeiro pároco de Santo Anastácio. Já por volta de 1926, alguns fiéis católicos doaram um terreno para a construção de uma nova igreja e, em 30 de maio, houve o lançamento da pedra fundamental.
Paróquia Santo Anastácio, em Santo Anastácio (SP)
Paróquia Santo Anastácio
A igreja de madeira ficou pronta um tempo depois, porém, depois de alguns anos, o local não comportava mais o número de fiéis e foi iniciada a construção da atual Igreja Matriz, no dia 15 de setembro de 1935.
Pouco mais de cinco anos depois, em dezembro de 1940, foi realizada a primeira missa no novo local, mesmo com a obra inacabada. A construção da igreja foi finalizada na década de 50.
Segundo a Diocese, mais de 20 sacerdotes fizeram parte dos 100 anos de história da Paróquia Santo Anastácio.
Interior da Paróquia Santo Anastácio, em Santo Anastácio (SP)
Redes sociais
Serviço
A Catedral de São Sebastião, localizada na Rua Ribeiro de Barros, n° 1.771, no Centro de Presidente Prudente, realiza uma celebração, a partir das 10h deste domingo, para comemorar os 100 anos de fundação do local.
Além disso, também estão previstas outras ações simbólicas ao longo do ano, como a colocação de painéis históricos ao redor da Catedral.
Já em Santo Anastácio, a abertura do ano do centenário será no mesmo dia, às 18h30. Antes da missa, será realizada uma carreata pelas principais ruas do município. A igreja está localizada na Praça da Matriz, n° 72, no Centro.
Interior da Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

 

 
 
  • New Page 1