• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Famílias atingidas por cheia no Rio Araguari recebem assistência no Amapá


Governo enviou kits de alimentação, dormitório, água potável e medicações. Moradores receberam orientações para o caso de uma próxima cheia. Ajuda humanitária foi enviada aos moradores do alto do Rio Araguari
Reprodução/GEA
Um auxílio foi enviado às famílias residentes do alto do rio Araguari, na última sexta-feira (26), com a distribuição de kits de alimentação, dormitório e água potável e orientações em caso de uma próxima cheia. A região é distante cerca de 60 quilômetros de Porto Grande, com acesso apenas através de barcos. Inúmeras famílias desta localidade foram afetadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A Defesa Civil do Amapá segue monitorando a vazão de três usinas hidrelétricas ao longo do Rio Araguari: Cachoeira Caldeirão, Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, sendo esta última mais próxima à sede do município de mesmo nome.
Em Ferreira Gomes, o nível do rio alcançou 3.198mm. Considera-se emergência quando é ultrapassado 3.500mm. O monitoramento do Governo do Amapá segue sendo feito nas hidrelétricas, com o acompanhamento da vazão do rio a cada duas horas.
Alto do Araguari
Equipes do governo foram enviadas ao local, para o estudo geográfico e levantamento da quantidade de moradores atingidos. Cerca de 20 famílias foram atendidas. Foram distribuídos kits de alimentos, dormitórios, medicações e água potável.
Conforme o tenente da Defesa Civil, Anderson Lima, a região é monitorada por técnicos do governo e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), desde quando aconteceu a primeira cheia, na segunda-feira (22).
“Os trabalhos fazem parte das medidas de prevenção e proteção, envolvendo equipes de sobreaviso para atuar nos casos de alagamento com fortes chuvas ou aumento do nível dos rios”, disse o tenente.
A comunidade também recebe orientações da equipe em caso de riscos maiores, para que o abrigo seja garantido durante a cheia.
O governador do Amapá, Clécio Luís, disse que o a atuação está acontececendo de forma preventiva, com as orientações aos moradores, devido à estimativa das cheias.
“Seguiremos atuando de forma preventiva, porque há uma estimativa das enchentes, se ocorrerem, atingirem até 500 casas segundo a previsão. As prefeituras de Porto Grande, Tartarugalzinho e Amapá, que também possuem caminhões pipa, vão se juntar aos nossos para que, caso haja necessidade, possam fazer um abastecimento complementar de água para os afetados”, disse.
Alerta do nível dos rios
Foi divulgado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a previsão do tempo para este fim de semana, sendo sábado (27), e domingo (28). Reforçando a projeção do acúmulo significativo de chuva nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Macapá, Santana, Mazagão e arquipélago do Bailique.
Conforme o Governo do Amapá, o Comitê de Respostas Rápidas atua em ações imediatas para população que sofre com as crises naturais, sanitárias e de saúde.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.

  • New Page 1