• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vacinação contra gripe para grupos prioritários é realizada em shopping de São Luís, neste domingo (28)


Além da aplicação da dose contra influenza, a ação também ampliou a vacinação contra doenças, como Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral, HPV, dT, Febre Amarela, Hepatite A, Pentavalente, entre outras. Vacinação contra gripe para grupos prioritários é realizada em shopping de São Luís, neste domingo (28)
Divulgação/SES
A campanha de vacinação contra a influenza, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), continua neste domingo (28), no Rio Anil Shopping, no bairro do Turu, em São Luís, com aplicação de doses para o público-alvo das 14h às 20h.
“A estratégia tem por objetivo atingir os níveis de cobertura vacinal estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a oferta de doses para toda a família”, justificou a superintende de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila de Nazaré Vasconcelos dos Santos.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 MA no WhatsApp
Além da dose contra influenza, a ação também ampliou a vacinação contra as doenças: Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral, HPV, dT, Febre Amarela, Hepatite A, Pentavalente, DTP, Poliomielite (VIP), Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Varicela e Covid-19. Para se vacinar, basta levar a carteira de vacinação e documento oficial com foto.
“Estamos com esta estratégia de disponibilizar um horário diferenciado para que toda a família tenha acesso às vacinas do calendário vacinal e possa ficar protegida”, destacou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
Campanha de vacinação
Em 2023, o Maranhão alcançou 79,03% de cobertura vacinal contra influenza. Neste ano, o objetivo é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação no estado, ou seja, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas a partir de 6 meses de idade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e com deficiência permanente.
Poderão se vacinar de graça pela campanha no Sistema Único de Saúde (SUS):
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
💉 Atenção: Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A vacina contra a gripe também pode ser encontrada em clínicas particulares para quem quiser se vacinar e não estiver no público prioritário.
Campanha em São Luís
Na capital maranhense, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe começou no dia 16 de março. A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é imunizar 354.179 pessoas contra o vírus influenza em São Luís.
Durante a campanha, todas as salas de vacinação de unidades de saúde de São Luís estarão aplicando a vacina, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Importância da vacinação
A vacinação contra a influenza é a forma mais eficaz de minimizar a carga do vírus, reduzir os sintomas da gripe, prevenir as complicações decorrentes da doença e evitar internações e óbitos.
A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, podendo assumir formas mais graves e até provocar a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.

  • New Page 1