• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Saiba o porquê sete municípios do Acre fazem aniversário neste domingo (28); veja a programação completa


Cidades completam 32 anos. Outros três municípios foram fundados no mesmo dia, mas decidiram mudar a data de comemoração do aniversário. 7 municípios do Acre fazem aniversário neste domingo (28)
Divulgação
Os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre e Santa Rosa do Purus comemoram 32 anos de autonomia neste domingo (28). As cidades acreanas foram criadas pelo então governador Edmundo Pinto por meio de lei em 1992. Confira abaixo a programação especial de aniversário de cada uma.
LEIA MAIS
Sete municípios do Acre celebram 31 anos de fundação nesta sexta-feira (28)
Censo do IBGE: confira população atualizada de 22 municípios do Acre
Todas cidades do Acre estão abaixo da média nacional de desenvolvimento sustentável, aponta relatório
Xapuri, no interior do Acre, foi a cidade brasileira com a pior qualidade do ar em 2023, segundo levantamento
Apesar de também terem a data de 28 de abril como fundação oficial, os municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves comemoram em outras datas, 5 de novembro, 25 de junho e 28 de julho respectivamente.
O historiador Marcus Vinícius já explicou ao g1, em 2017, que toda cidade tem o direito de definir a data do seu aniversário e isso é uma atribuição do próprio município feita através dos poderes Legislativo e Executivo que propõem uma data, geralmente com alguma ligação com a história da região, que passa a valer após ser sancionada pelo prefeito.
Vinícius destaca que os cinco municípios mais antigos do Acre foram criados em 1913, são eles: Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Ele explica que no final da década de 30, entre 1937-1938, foram criados Feijó e Brasiléia.
Um pouco da história dos municípios:
Em 7 de abril de 1904, o Território do Acre foi reorganizado e a administração da área foi readequada em três departamentos, denominados Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, dirigidos por prefeitos nomeados pelo presidente da República. De acordo com o ato, a comunicação entre os prefeitos e entre estes e o governo federal se daria por intermédio de um delegado residente na cidade de Manaus, também designado pelo Executivo Federal.
Em 1920, ocorreu a última reorganização do Território do Acre na Primeira República, aprovada em 1º de outubro. Foi determinado que sua administração ficaria a cargo de um governador nomeado pelo presidente da República, a quem caberiam quase todas as atribuições antes entregues aos prefeitos dos departamentos e que seria auxiliado por três vice-governadores e um secretário-geral.
O ato de 1920 estabeleceu a cidade de Rio Branco como a capital do território e atribuiu ao governador a nomeação dos intendentes, antes a cargo do presidente da República. Foi ainda autorizada a criação de novos municípios, desde que atendessem algumas exigências.
O Território do Acre passaria por transformações mais significativas no governo de Getúlio Vargas, incluindo uma reforma administrativa em 30 de dezembro de 1936. Já em junho de 1962 o Acre foi elevado à categoria de Estado. 
Na época da constituinte do Acre, em 1963, foi prevista a criação de vários outros municípios, mas só executaram esse plano em 1976 com a criação de outras cidades como Senador Guiomard e Epitaciolândia. Após isso, já em 1992, houve uma outra discussão em que foi proposta uma divisão territorial para os municípios do Acre onde alguns municípios perderam territórios e outros foram criados, chegando no número de 22 que compõem o Acre hoje.
Muitos desses municípios nasceram a partir do desmembramento de outras cidades. É o caso de Epitaciolândia, criada após a divisão de Brasiléia, bem como Marechal Thaumaturgo, separada de Cruzeiro do Sul, e Santa Rosa do Purus, que se desvinculou de Manoel Urbano.
A capital, Rio Branco deu origem às cidades de Porto Acre e Bujari. Já Acrelândia era parte dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard.
Epitaciolândia foi elevada à categoria de município no mesmo dia 28 de abril de 1992 desmembrado de Brasiléia e Xapuri.
Veja a programação de aniversário das cidades:
Acrelândia
Em Acrelândia iniciou na quinta (25) a programação de aniversário da cidade. Foram 4 dias de comemoração. Com culto ecumênico, torneio de truco e dominó, ato cívico, desfile da miss Acrelândia e shows de Bruno Galvão, Trio Furacão e Cleber Guidini. Para finalizar as comemorações, neste domingo (28), acontece uma corrida de pedestres, motocross, missa em ação de graças e um jogo de futebol.
Bujari
As comemorações encerram nesse domingo (28), com um ato solene e show com atrações locais: Willian forrozeiro e Frank do baile.
Capixaba
No domingo (28), o encerramento fica por conta do Grupo Baile no Seringal, projeto Canta Capixaba e Banda Pegada Prime.
Epitaciolândia
O g1 tentou contato com o número disponível na prefeitura, Sac e prefeito da cidade, porém não obteve respostas sobre a programação do município.
Jordão
O município por conta da alagação está sob um Decreto de Calamidade, por esse motivo, a programação desse ano não incluirá shows. A comemoração será feita com a entrega de equipamentos agrícolas e uma praça será inaugurada no município. No dia 28 haverá a hora cívica.
Porto Acre
Em Porto Acre a comemoração de aniversário só será realizada no dia 4 de março, e a programação ainda está sendo definida.
Santa Rosa do Purus
Em Santa Rosa do Purus, as comemorações incluem torneio de futebol, missa solene, almoço em comemoração aos 32 anos, hasteamento dos pavilhões, desfile das escolas municipais de Santa Rosa do Purus, apresentação da fanfarra Bamup, finalizando a noite e a programação com shows de DJ Hellyabhyson, Banda Trio Furacão e cantor Gabriel Lener.
Reveja todos os telejornais do Acre
E
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.

  • New Page 1