• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave


Segundo o painel do governo de Santa Catarina, 93,07% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado estavam ocupados até a noite de segunda SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Governo de SC/Divulgação/Arquivo
O governo de Santa Catarina declarou situação de emergência em saúde pública em todo território do estado por conta da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação consta no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (29).
A situação ocorre por conta do aumento de internações relacionadas à doença e a superlotação nos hospitais. Segundo o painel do governo de Santa Catarina, 93,07% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado estavam ocupados até a noite de segunda.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com os índices de internações de neonatal, pediátrica e adulto altos, há também uma grande procura nos centros de atendimento de emergência. Como consequência, há um “elevado risco sanitário para a população”, de acordo com o governo.
Santa Catarina conta com 1.328 leitos de UTI ativos. Até as 22h de segunda, 1.236 estavam ocupados. Veja abaixo a situação de cada uma das regiões:
Grande Oeste: 93,18%
Meio Oeste e Serra catarinense: 90,48%
Planalto Norte e Nordeste: 97,18%
Vale do Itajaí: 95,72%
Foz do Rio Itajaí: 100%
Grande Florianópolis: 98,19%
Sul: 77,39%
Para combater a situação, o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
Dengue
A saúde de Santa Catarina também está pressionada por conta da situação da dengue. Em fevereiro, o governo já havia decretado emergência epidemiológica pela dengue.
Até o momento, o estado tem 124 mortes pela doença e 44 em investigação. São mais de 206.541 casos prováveis.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1