• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Veja como conseguir atendimento psicológico nos 9 Centros de Atenção Psicossocial no AP


Para acolhimento inicial, o paciente deve ir à uma Unidade Básica de Saúde (Ubs) ou ao Caps das unidades de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande ou Mazagão. Pacientes em crise também recebem atendimento imediato no HE. Serviços no Caps são abertos e comunitários
Maksuel Martins/GEA
O serviço para pacientes que precisam de atendimento psicológico ou que enfrentam transtornos mentais ou crises pelo uso de substâncias e outros motivos, está disponível em 9 unidades do Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Amapá. Sendo: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e Mazagão
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Os serviços disponíveis são abertos e comunitários, acompanhados por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e outros especialistas.
A coordenadora Estadual da Saúde Mental, Marina Sênior, explicou sobre o serviço oferecido nas unidades.
“Esse é um serviço que é referência no tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem com transtornos mentais, sejam pontuais ou persistentes. Os Caps atendem por demanda espontânea, encaminhamentos de postos de saúde ou ordens judiciais”, disse a coordenadora.
Quem pode ser atendido
Pacientes maiores que 18 anos podem buscar a ajuda ou um familiar que detecte a necessidade do atendimento. Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) deve ser procurada para atendimento inicial ou qualquer unidade do Caps. Documentos de identificação e Cartão do Sus devem ser apresentados.
O paciente é avaliado pela equipe, levando em conta o contexto psicológico e social, para definir acompanhamento necessário que será aplicado.
Internação
Pacientes que estão em crise ou surto, como: crises de ansiedade, depressão, abuso, qualquer tipo de violência, traumas psicológicos, ou tentativas de suicídio. Devem ir ao Hospital de Emergência (HE), em Macapá, onde pode ficar internado até 72h ou até a estabilização total.
Em caso da necessidade da permanência na internação após as 72h, o paciente é encaminhado à Enfermaria Psiquiátrica do complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde funciona o Ambulatório de Saúde Mental.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1