• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Uberlândia já confirmados pelos partidos


Os nomes ainda devem ser confirmados nas convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto. Até o momento, quatro candidatos já tiveram confirmação oficial do partido a que pertencem de que vão fazer parte da corrida eleitoral de outubro no município. Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia
Secretaria de Governo e Comunicação
O primeiro turno da eleição para prefeito de Uberlândia está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já marcam o cenário político.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito em Uberlândia tem quatro pré-candidatos confirmados pelos partidos: o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL), a deputada federal Dandara Tonantzin (PT), o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB) e o atual vice-prefeito Paulo Sérgio (PP).
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados, já que outros nomes podem surgir até as convenções.
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos pré-candidatos à Prefeitura de Uberlândia:
Cristiano Caporezzo (PL)
Cristiano Caporezzo (PL)
Divulgação
Bacharel em Direito, por 12 anos serviu na Polícia Militar de Minas Gerais, na qual tem a graduação de cabo, cristão e conservador. Foi eleito em 2023 deputado estadual, após exercer mandato de vereador em Uberlândia, em 2020. Defende a livre iniciativa e a redução de impostos para o cidadão de bem; propõe a redução da burocracia estatal; apoia a vida desde a concepção.
É defensor dos valores familiares; apoia o modelo de escola cívico-militar e escolas militares; focado na segurança pública, defendendo direitos humanos principalmente para as vítimas, em detrimento dos criminosos; militante do armamento para toda a população civil.
Dandara Tonantzin (PT)
Dandara Tonantzin (PT)
Matheus Alves
Dandara é deputada federal (PT/MG), vice-líder da bancada do Partido dos Trabalhadores e faz parte da nova geração de lideranças políticas que ocupa a Câmara dos Deputados. Foi relatora da Nova Lei de Cotas, aprovada e sancionada.
Ganhou o 1º lugar do Prêmio Congresso em Foco 2023 como a parlamentar que mais defende a educação. É formada em pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestra em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi a vereadora de Uberlândia mais votada nas eleições de 2020.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Leonídio Bouças (PSDB)
Leonídio Bouças (PSDB)
Noel Arantes/Divulgação
Leonídio Bouças foi vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito de Uberlândia no governo de Paulo Ferolla e em sua primeira eleição para Deputado Estadual, foi o parlamentar mais votado do Triângulo Mineiro.
Atualmente, cumpre seu sexto mandato na Assembleia de Minas, ocupa as cadeiras de presidente das Comissões de Administração Pública e Ética e Decoro Parlamentar. No setor privado, atua como empresário na área da educação e do agronegócio, através da produção de grãos e carne.
Paulo Sérgio (PP)
Paulo Sérgio (PP)
Divulgação
Paulo Sérgio tem 59 anos, é graduado em Engenharia Civil e Administração na UFU e abriu sua primeira empresa aos 20 anos, atuando na construção civil. Foi fundador e presidente do Sindicato da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon –TAP), fez parte da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e foi presidente da Regional do Triângulo Mineiro da Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg).
Começou na vida pública aos 26 anos. Nas primeiras gestões do prefeito Odelmo Leão, foi secretário de Trânsito e Transporte e de Desenvolvimento Econômico. Em 2016 foi eleito vice-prefeito e passou a dedicar-se integralmente à vida pública.
Em 2017 assumiu a Secretaria de Trânsito e Transporte e, em seguida, a direção do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Em 2020, foi reeleito vice-prefeito.
LEIA TAMBÉM:
ONDA DE CALOR: Temperaturas podem chegar a 37 °C em Uberlândia e região
IMPOSTO: 40,4% da frota de veículos de Uberlândia não teve o IPVA quitado; veja como pagar
ECONOMIA: Desemprego sobe a 7,9% no trimestre terminado em março, diz IBGE
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1