• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vídeo mostra professora da UFSC escovando os dentes no discurso de formatura; ‘não posso…’

Paraninfa do curso de Cinema da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a professora Aglair Bernardo decidiu fazer um discurso diferente na cerimônia de colação de grau de seus alunos.

“Eu e minha escova”, disse, antes de começar a escovar os dentes, diante de dezenas de pessoas na plateia do Centro de Eventos da universidade, em Florianópolis, na última quinta-feira (25).

professora escova os dentes durante colação na UFSC

Em performance artística, a professora Aglair Bernardo escovou os dentes durante cerimônia na UFSC – Foto: Maurício Garcias

Ato inesperado da professora

A atitude da profissional foi inesperada e causou estranhamento das pessoas presentes na cerimônia.

Ao acompanhar o discurso que parecia ser propositalmente provocativo e, ao mesmo tempo, distraído, o público ficou prendido com a atuação de Aglair.

A professora conta que não é a primeira vez que ressignifica um objeto para usar durante um discurso de formatura na UFSC.

“Eu acho que a arte tem um pouco disso, de significar objetos banais e transformar em outra coisa. Podia estar ali tricotando, fritando um ovo. A arte tem disso: provocar estranhamento”, argumenta.

Confira o vídeo com o momento em que Aglair começa sua performance:


Professoa Aglair Bernardo escova os dentes durante cerimônia de formatura do curso de Cinema da UFSC – Vídeo: Divulgação/ND

A professora garante que a cena foi toda improvisada e sem combinar com os formandos.

“A gente, quando escova de dentes em casa, aproveita e pensa em um monte de coisa? Foi o que eu fiz. ‘O que eu diria pra essa turma? Não posso esquecer de falar isso. Não posso esquecer de falar aquilo’”, disse Aglair.

Afinal, pode escovar os dentes na colação de grau?

Questionada sobre a performance incomum da professora, a reitoria da UFSC informou que, apesar do inusitado, não houve qualquer quebra de decoro, uma vez que a cerimônia não foi interrompida ou encerrada pela autoridade que presidia a sessão.

Quem comandou a cerimônia em questão foi Werner Kraus, pró-reitor de Pós-Graduação UFSC, representando o reitor Irineu de Souza na ocasião. Cabia a Kraus observar algum tipo de “comportamento atentatório ao decoro acadêmico” que pudesse encerrar a cerimônia, como estabelece o artigo 28º do regimento colações de grau da UFSC.

“A solenidade não foi interrompida ou encerrada por quem a presidia, logo o discurso não foi considerado quebra de decoro”, declarou a assessoria de imprensa da reitoria.

Formatura ocorreu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Foto: Beatriz Rohde/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1