• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mais de 8 mil pessoas se reúnem para celebrar o cooperativismo em Rio Verde


2ª Semana do Cooperativismo ofereceu serviços gratuitos à população e show no Parque Lauro Martins Filho Para a estudante do Ensino Fundamental Paula Gabriela, cooperativismo é oferecer ajuda ao próximo. Esse foi um recado muito bem estabelecido no Parque Ecológico Lauro Martins Filho, que recebeu o encerramento da 2ª Semana do Cooperativismo de Rio Verde, realizado pelo Sistema OCB/GO e as cooperativas locais, no sábado (27/04).
A menina, que estuda no 5º ano, estava acompanhada da mãe e do irmão mais novo e garantiu um kit de higiene bucal da Uniodonto Sudoeste Goiano, além de muito conhecimento sobre as cooperativas que movimentam a cidade. “Eu aprendi que cooperando as coisas ficam mais fáceis, e acho que Rio Verde é tão grande porque tem muitas cooperativas fazendo tudo juntas”, disse.
Anielly Gonçalves, do marketing da cooperativa de saúde, destacou a importância do evento em estreitar os laços entre as cooperativas e a comunidade, enfatizando que é cooperando que se cresce. “Isso mostra a força do cooperativismo e dá uma assistência para a sociedade”, explicou ela. No evento, as cooperativas da cidade ofereceram à população serviços gratuitos de saúde, educação financeira, distribuição de mudas, recreação infantil, oficina de pintura facial, doação de animais, distribuição de picolé, teatro, shows e muito mais.
Paula Gabriela, 10 anos, com o irmão João Lucas, de 9 anos
: Cristiano Borges
Todas as ações foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Rio Verde e as cooperativas Comigo, Coopersag, Coopertac-GO, Sicredi, Sicoob Credi-Comigo, Sicoob Empresarial, Sicoob Credi-Rural, Sicoob Unicidades, Uniodonto Sudoeste Goiano, Coopercarne, Unimed Rio Verde, Coop-Recicla e Cooproves.
O recado do cooperativismo ficou muito bem dado para todos que participaram. A oferta de serviços acessíveis à população, entretenimento, prosperidade e conhecimento são os objetivos das cooperativas rio-verdenses. A 2ª Semana do Cooperativismo na cidade não poderia ter sido encerrada de maneira melhor, segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. “A população entende cada vez mais que fazendo as coisas juntos, com cooperação, é melhor que com competição. Aqui a gente divulga o cooperativismo, fortalece o modelo e celebra todas as ações sociais que são realizadas durante todo o ano”, esclarece.
Satisfação
Já é a segunda vez que a Semana do Cooperativismo é realizada na cidade, comemoração que faz parte do calendário oficial de eventos do município. Mais de 8 mil pessoas passaram pelo parque durante todo o dia.
Na tenda de exames da Secretaria de Saúde, a monitora de cobranças Mirian de Assis aproveitou para atualizar o cartão de vacina dos filhos. “Esse evento aqui é tudo de bom. Trouxe meus filhos para vacinar, olhar os dentes, e agora eles vão no pula-pula”, contou, animada com a possibilidade de um serviço ágil e gratuito.
Mirian de Assis no meio do evento com a filha mais velha
Cristiano Borges
A costureira Terezinha das Graças Pereira de Avelar, também usou o espaço de saúde para aferir a pressão e fazer outros exames. Ela ainda aproveitou para virar criança novamente, enchendo uma sacola com doces e brindes que estavam sendo oferecidos.
Também é cooperando que se doa amor: uma mensagem que a Associação Rioverdense de Proteção Animal (Arpa) levou junto de cachorros e gatos que estavam disponíveis para adoção responsável no estande. O espaço ficou cheio o dia todo e diversas adoções foram feitas com a parceria da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), que estava doando um saco de ração para todos que levavam os pets. A voluntária Larissa de Oliveira ficou muito contente em participar da ação. “Eles foram resgatados da rua e hoje tem uma nova chance. As crianças adoram, veem eles aqui, chamam os adultos e logo todos tem uma casa”, disse.
A dona de casa Maria do Amparo não conseguiu resistir ao pedido dos netos e levou um filhote para casa. Os sorrisos nos rostos das crianças e o apego com o novo membro da família era prova de que o trabalho da Arpa havia dado certo. “Toda cidade tinha que ter consciência da importância de uma feira como essa. Eu não conhecia o cooperativismo tão bem, mas agora sou uma fã”, declarou.
Maria do Amparo oficializando a adoção de um cachorrinho
Cristiano Borges
As mulheres tiveram espaço de aprendizado no estande da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), com a presença do Conselho Acirv Mulher, que levou dicas essenciais para as empreendedoras da cidade.
Cidade coop
Rio Verde é a capital do agronegócio e sede de participação do cooperativismo, segundo a deputada federal Marussa Boldrin, que fez questão de participar do evento. Ela aproveitou o dia para realizar exames nas tendas de saúde, visitar cada estande e ainda recebeu uma publicação do Sistema OCB/GO que busca orientar os pré-candidatos a prefeito a incluírem ações cooperativistas nos planos de governos.
O desenvolvimento de Rio Verde só tem a ganhar com o cooperativismo e todos estão se tornando conscientes disso. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Denimarcio Borges, representando o prefeito Paulo do Vale, ressaltou essa ideia citando o bom desempenho das coops em diversos trabalhos nos ramos que atuam na cidade, gerando emprego e oportunidade para a população. “É uma semana onde se divulga mais o trabalho das cooperativas e nesse encerramento se aproxima ainda mais da comunidade”, disse.
O coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste, Marcelo Ferreira de Oliveira, garantiu que a OCB/GO pretende aumentar a Semana do Cooperativismo de Rio Verde, cada vez mais. “A cada ano as cooperativas se interessam mais e participam mais, então é uma semana que começou e não se acaba”, ressaltou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1