• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Intradermoterapia e Mesoterapia: qual a diferença?


A intradermoterapia e a mesoterapia, são dois procedimentos amplamente utilizados para tratar diversos problemas estéticos. Essas técnicas consistem na aplicação de substâncias diretamente na pele, por meio de injeções, visando promover melhorias visíveis na aparência da região tratada. Discutiremos mais sobre o que é, seus benefícios, diferenças e quais fisioterapeutas podem fazer a aplicação.
Bruno Fuzetto
Divulgação
É um procedimento estético minimamente invasivo que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na pele. Essa técnica é realizada por microinjeções superficiais na região a ser tratada, como o rosto, o corpo ou o couro cabeludo.
Mesoterapia
Bruno Fuzetto
Divulgação
É um tratamento estético que também consiste na aplicação de medicamentos na pele, por meio de injeções. No entanto, a diferença em relação à intradermoterapia está na profundidade das injeções. Na Mesoterapia, as agulhas penetram um pouco mais na pele, atingindo a camada intermediária, conhecida como mesoderme. Essa técnica é utilizada para tratar diversos problemas estéticos, como celulite, gordura localizada, flacidez, rugas e estrias.
Como funciona a Intradermoterapia?
Durante o procedimento, são utilizadas agulhas muito finas para injetar pequenas quantidades de medicamentos na camada mais superficial da pele. Esses medicamentos podem variar segundo a finalidade do tratamento, podendo ser utilizados substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e até mesmo medicamentos homeopáticos.
Quais são os benefícios da Intradermoterapia?
Bruno Fuzetto
Divulgação
Oferece diversos benefícios estéticos, sendo um tratamento versátil e eficaz para diferentes condições. Alguns dos principais incluem:
Rejuvenescimento facial
tratamento da celulite
combate a queda de cabelo
tratamento de estrias.
A Mesoterapia: como funciona?
Baseia-se na aplicação de medicamentos específicos na área desejada. Esses medicamentos podem ser compostos também por substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros ativos selecionados conforme o objetivo do tratamento. Ao serem injetados na pele, esses medicamentos agem de diferentes formas, dependendo da finalidade do tratamento.
Benefícios da Mesoterapia
Bruno Fuzetto
Divulgação
A Mesoterapia oferece diversos benefícios para a pele e para o corpo, como:
Melhora da circulação sanguínea
Estimulação da produção de colágeno e elastina
Redução da celulite e da gordura localizada
Aumento da hidratação e revitalização da pele
Alívio de dores crônicas
Estímulo ao crescimento capilar.
Quais profissionais podem realizar?
“O fisioterapeuta que deseja ingressar no mercado da fisioterapia dermatofuncional, precisará aprender a utilizar esses recursos, ou seja, adquirir uma especialização reconhecida e certificada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Isso dará ao profissional a oportunidade de se tornar especialista na utilização da Intradermoterapia e Mesoterapia. Portanto, a qualidade na capacitação é fundamental”, afirmou a Dr.ª Patrícia Froes, professora MasterClass, e, também, coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional — Internacional, da Faculdade Inspirar.
O que o fisioterapeuta precisa ter?
A formação em cursos de capacitação na área de saúde reconhecidos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CONFFITO), com o mínimo de 30 horas, contemplando 40% de carga horária teórica e 60% de prática presencial e supervisionada.
O curso do uso de Intradermoterapia e Mesoterapia deverão envolver os seguintes conteúdos teóricos:
Aspectos anatomofisiológicos do sistema tegumentar
Conceitos de intradermoterapia e mesoterapia
Efeitos clínicos
Avaliação clínica em dermatofuncional
Modos de aplicação
Contraindicações e cuidados pré e pós-aplicação
Biossegurança e termo de consentimento informado
Definição dos ativos farmacológicos
Mecanismo de ação
Técnicas de administração dos ativos nos diferentes tecidos corporais
Manejo de intercorrências, eventos adversos e complicações
Evidências clínicas e científicas da Intradermoterapia/Mesoterapia
Critérios de segurança
Conteúdo prático.
Os cursos deverão conter na grade curricular o período mínimo equivalente a 60% de prática presencial supervisionada. O conteúdo deve ser direcionado especificamente à área de atuação clínica, sendo desejável que o ministrante do curso tenha mais de dois anos de experiência na técnica.
A instituição que desejar promover o curso deverá encaminhar proposta pedagógica, especificando as respectivas cargas horárias ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, para avaliação técnica por Comissão com profissionais designados pelo COFFITO para emissão de parecer técnico a ser aprovado pelo Plenário.
Cursos de Intradermoterapia e Mesoterapia: onde encontrar?
Bruno Fuzetto
Divulgação
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) aprovou, no dia 24 de outubro de 2023, a proposta da Faculdade Inspirar para o curso de utilização da Intradermoterapia e Mesoterapia.
O ensino da utilização faz parte da Pós-graduação de Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia Avançada da Faculdade Inspirar. A especialização é baseada na necessidade do mercado, com profissionais atuantes na docência e na área da estética. As aulas são 30% teóricas e 70% práticas. A cada módulo será desenvolvido um assunto com toda a estrutura necessária para com o aprendizado, buscando desenvolver um fisioterapeuta preparado para atuar.
Primeiro passo
Até aqui você aprendeu sobre a Intradermoterapia e Mesoterapia, suas diferenças e benefícios. Além disso, descobriu que o fisioterapeuta precisa ter formação e a faculdade autorizada a conceder o ensino. Se você tem interesse e quer aprender sobre o mercado dermatofuncional, se inscreva na pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia Avançada! Domine as técnicas de Intradermoterapia e Mesoterapia. I
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1