• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que é Fisioterapia Pélvica?


É uma área da fisioterapia que trabalha a função da musculatura do assoalho pélvico. Dentre essas funções, podemos citar a função urinária, fecal e sexual. O atendimento pode iniciar na infância, passar pela vida adulta e chegar com qualidade de vida na terceira idade.
Quais são as doenças pélvicas?
Bruno Fuzetto
Divulgação
Falar sobre a região íntima na nossa cultura ainda é um TABU! Mas precisamos parar de normalizar a perda urinária em qualquer fase da vida. Estima-se que 1 em cada 3 mulheres apresentam perda urinária.
Da mesma forma, homens após procedimentos na próstata também podem apresentar esse sintoma urinário.
Já as alterações evacuatórias são frequentemente “tratadas” apenas com medicamentos laxativos, quando mudanças alimentares, treinos dessa musculatura do assoalho pélvico e treinos comportamentais podem restaurar o funcionamento adequado do organismo.
Não é difícil já ter ouvido uma mulher afirmar que é normal sentir dor durante a relação sexual. Trata-se de mais uma lenda perpetuada por gerações, e nisso temos o dever de dizer: SENTIR DOR NÃO É NORMAL!
Fisioterapeuta: Pélvica
O fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica é o profissional de busca direta, para o tratamento. Ele se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções do assoalho pélvico e áreas adjacentes.
O assoalho pélvico é uma estrutura de músculos, ligamentos e tecidos localizada na parte inferior da pelve, que sustenta os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o reto.
Por ser um assunto complexo, é importante que o profissional especializado em fisioterapia pélvica atue de forma acolhedora, compreendendo a queixa, os medos e os tabus que estão inseridos no dia a dia do paciente.
E junto a isso será programado o melhor tratamento, que envolve inicialmente a avaliação e o tratamento com diversos recursos.
Como fazer a fisioterapia pélvica
Dos diversos recursos que o fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica pode fornecer são alguns treinos da musculatura do assoalho pélvico que os estudos vêm demonstrando ser um importante aliado no tratamento das disfunções sexuais masculinas, como ejaculação precoce e disfunção erétil.
Bruno Fuzetto
Divulgação
O principal, podemos citar a Cinesioterapia, que nada mais é do que exercícios para a musculatura do assoalho pélvico, envolvendo movimento correto, uso de pesos (cones vaginais), com séries e repetições. Até lembra muito a academia, porém é um exercício específico para essa região. Então, não adianta fazer elevação pélvica e achar que está treinando o assoalho pélvico, porque sinto lhe informar, mas não está treinando.
Existem outros equipamentos que também podemos utilizar, como:
Biofeedback (visual, pressórico ou eletromiográfico)
Eletroterapia
Phobioestimulação
Exercícios funcionais (Agachamentos, Prancha, Deadlift, entre outros)
Estes são alguns que vão colocar à prova todo o seu treino e mostrar que você está preparado para deixar no passado a queixa que surgiu lá no dia da avaliação.
Especialização em Fisioterapia Pélvica
A pós-graduação em Fisioterapia Pélvica da Faculdade Inspirar garante uma formação que vai te proporcionar segurança nos atendimentos, ensinando como realizar uma excelente avaliação do paciente e elaborar o melhor tratamento.
Na Faculdade Inspirar, não é ensinada apenas uma técnica, mas também uma variedade de recursos e técnicas para que você, fisioterapeuta, consiga selecionar o que será melhor para cada paciente.
Além disso, ter uma pós-graduação garante pontuação importante na prova de títulos do Coffito.
É importante ressaltar que a pós-graduação é a base para você na área da Fisioterapia Pélvica. Estar constantemente atualizado e fazer cursos de reciclagem é o que garantirá que você entregue o melhor cuidado ao seu paciente.
Até porque, dentro da fisioterapia pélvica, podemos expandir para o atendimento de pacientes neurológicos, crianças, mulheres com dor, gestantes, sintomas da menopausa, pós-cirurgia de redesignação, alterações urinárias e sexuais em homens e mulheres, além de pacientes oncológicos e hospitalizados.
O que você aprendeu?
Agora que você já sabe o que é fisioterapia pélvica, seus exercícios, como o profissional especializado pode atuar no tratamento e qual faculdade é referência em especializar profissionais fisioterapeutas, está na hora de dar mais um passo na carreira profissional. Entre no site da Faculdade Inspirar e inscreva-se. Não perca tempo. Dê o próximo passo na sua jornada profissional hoje mesmo. O curso de pós-graduação em fisioterapia pélvica está com turmas abertas em nossas unidades pelo Brasil. Acesse nosso site agora e garanta seu lugar. Sua carreira merece essa evolução!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1