• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Em alerta para onda de calor, região de Campinas deve ter dias mais quentes e tempo seco na virada do mês


Altas temperaturas devem persistir nos próximos dias por conta de massa de ar seco que age no Sudeste do país. Veja dicas de saúde. IMAGEM DE ARQUIVO: termômetro de rua marca 41ºC durante onda de calor em Campinas (SP)
Gustavo Biano/EPTV
Em alerta para a onda de calor que atinge o Brasil em pleno outono, a região de Campinas (SP) deve ter dias mais quentes e tempo seco no início de maio, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
🌬️ Segundo os meteorologistas, ainda que a região de Campinas tenha registrado uma sequência de altas temperaturas nos últimos dias, a ação de uma massa de ar seco sob o Sudeste do país deve fazer com que o “calorão” persista nos próximos dias.
🌡️ Isso, aliado à alta pressão atmosférica, favorece a entrada de raios solares e, consequentemente, o aumento das temperaturas nos termômetros, conforme explica o Cepagri. Além disso, bloqueia o avanço de fretes frias no interior do país.
🏖️ Quem gosta das altas temperaturas pode comemorar: no próximo fim de semana, há a expectativa que o calor se intensifique ainda mais na região, e a umidade relativa do ar pode chegar a patamares inferiores a 30% (veja dicas de saúde abaixo).
Campinas terá Dia do Trabalho com máxima de 33° C; veja previsão do tempo
Como se proteger?
No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) adota a classificação para períodos em que as temperaturas ficam pelo menos 5 °C acima da média para aquela época do ano, durante pelo menos três dias consecutivos.
☀️ Confira as principais recomendações em relação às ondas de calor:
evitar exposição à luz solar direta;
evitar esforço físico entre as 10h e as 16h (período mais quente do dia);
manter-se hidratado;
comer alimentos leves;
usar roupas leves e adequadas às altas temperaturas;
preferir locais à sombra, bem ventilados e, se possível, climatizados;
prestar atenção a possíveis sintomas de exaustão pelo calor, como tonturas, palidez, dores de cabeça. Em caso de necessidade, buscar apoio médico;
especial atenção para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Se a umidade relativa do ar cair, a orientação do Cepagri é a umidificação do ambiente e uso de soluções adequadas para hidratação das mucosas, como a boca e o nariz.
Cerveja gelada pode não ser a melhor opção para enfrentar a onda de calor
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1