• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Desconto no Imposto de Renda? Especialista explica como ganhar benefícios na declaração

Com um mês para declarar o Imposto de Renda, cujo prazo acaba em 31 de maio, uma especialista explicou maneiras de se beneficiar com a declaração 2024. Segundo Flávia Michels, Analista de Produtos e Negócios da CredCrea, é possível ganhar descontos, crédito e ajudar programas sociais ao ficar em dia com o leão.

foto mostra leão, símbolo da declaração do imposto de renda, ao lado da logo da receita federal

Contribuintes têm até as 23h59 do dia 31 de maio para declarar o Imposto de Renda – Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil/ND

Como ganhar desconto com Imposto de Renda

Flávia explica que incluir contribuições para a previdência privada, ou mesmo para a previdência complementar oferecida por algumas empresas, os contribuintes podem reduzir o montante do Imposto de Renda devido.

“Isso acontece porque as contribuições para a previdência são dedutíveis da base de cálculo do imposto, até o limite de 12% da renda tributável”, explica a profissional.

No entanto, ela alerta que o desconto não é imediato.

“Essa estratégia não apenas traz benefícios fiscais imediatos, mas também contribui para a construção de uma aposentadoria mais sólida e planejada. Com a portes regulares e inteligentes os contribuintes garantem uma renda complementar no futuro, reduzindo a dependência exclusiva do sistema público de previdência”, complementa Flávia.

Como doar para a caridade, cultura ou esporte com a declaração

Quem tiver interesse em ajudar fundos especiais de proteção à criança, ao adolescente e ao idoso, projetos de incentivo à cultura, projetos de produção audiovisual e projetos relacionados a atividades esportivas, pode deduzir o valor doado do Imposto de Renda.

Flávia explica que cada doação tem limite de 3% sobre o IR e a soma de todas as doações pode chegar a 6% do valor devido.

“O contribuinte pode procurar diretamente uma instituição apta a receber doações e definir o valor a ser destinado. A instituição gera um comprovante de destinação que deverá ser anexado à Declaração de IR do ano seguinte”

“Outra alternativa é declarar a doação no momento de entrega da DIRF, destinando parte do imposto de renda para fundos de assistência ao idoso e/ou fundos de assistência à criança e ao adolescente” completa.

Como ganhar crédito com a declaração do Imposto de Renda

Outra dica da especialista em finanças é que assim que concluída a Declaração de IRPF, o contribuinte envie uma cópia do recibo e dados à instituição bancária ou cooperativa financeira com a qual possui vínculo.

O cadastro de renda costuma ter validade anual e serve como base para solicitações futuras de serviços financeiros, como empréstimos e limites de crédito.

“É uma prática que possibilita o acesso a vantagens como a obtenção de empréstimos, melhores taxas para investimentos e limites para cartão de crédito”, argumenta Flávia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1