• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Aulas suspensas e 20 desalojados: cidade de SC está em ‘alerta máximo’ para deslizamentos

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a cidade de Praia Grande, no Extremo Sul do Estado, está em “alerta máximo” para deslizamentos. O aviso foi emitido no início da tarde desta quinta-feira (2). O município registrou, nas últimas 24 horas, uma precipitação de 121 milímetros.

Alerta máximo para deslizamentos em Praia Grande

A comunidade mais afetada em Praia Grande é a 1° de Maio – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

Alerta máximo em Praia Grande

Com isso, a recomendação é que os moradores fiquem atentos a possíveis inclinações de postes e de árvores, movimentos de terra ou de rochas perto de residências, além do aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

A Prefeitura de Praia Grande informou que, até a tarde desta quinta-feira (2), 20 pessoas estão desalojadas na cidade. Além disso, os rios do município estão em capacidade máxima, com alerta para o Mampituba, que já saiu do leito 4,5 metros. Veja o alerta da Defesa Civil:

Praia Grande em alerta máximo – Foto: Reprodução/Defesa Civil/ND

A comunidade mais atingida pelas fortes chuvas é 1° de Maio. Na localidade, há registros de casas alagadas. Os moradores dessas residências foram encaminhados ao Serviço de Convivência da administração municipal.

Serviços de saúde afetados

As Unidades Básicas de Saúde de Cachoeira, da Mãe dos Homens e a Farmácia Central estão fechadas. As viagens para consultas e exames também foram canceladas nesta quinta e sexta-feira. A Secretaria de Saúde, a Unidade de Saúde Central e os serviços de psicologia e fisioterapia funcionam normalmente.

Aulas da rede municipal de ensino foram canceladas até sexta-feira (3). Já os acessos, inclusive a SC-290, que estava com o trânsito interrompido, estão normalizados. Mesmo assim, a prefeitura alerta que a água pode invadir a pista novamente e afetar o fluxo.

Em entrevista ao ND Mais, o climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) de Urussanga, Márcio Sônego, afirmou que Praia Grande já registrou, em 24 horas, praticamente a média inteira de maio, que são 127 milímetros.

Defesa Civil de Praia Grande fez sobrevoo nas áreas atingidas nesta quinta-feira (2) – Vídeo: Divulgação/Defesa Civil/ND

“Desde segunda-feira (29), quando começou a chover, já acumulou 258 milímetros em Praia Grande. São dois meses de chuva em quatro dias”, acrescentou o especialista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1